NotíciasTurismo

Corumbá teve aumento de 16,6% no número de turistas durante meses de “arraial”

Compartilhar:

O município de Corumbá, famoso cartão-postal do Pantanal, tem atraído cada vez mais visitantes e turistas. De acordo com os dados apresentados pelo Observatório de Turismo do Pantanal, da Fundação de Turismo do Pantanal, a cidade registrou um crescimento impressionante de 28,5% no número de turistas nos meses de maio, junho e julho, em relação ao mesmo período no ano anterior.

Em 2022, durante os meses de maio, junho e julho, aproximadamente 7 mil turistas visitaram Corumbá. Enquanto em 2023, esse número saltou para 9 mil turistas, evidenciando o crescente interesse pela região.

De acordo com a Fundação de Turismo do Pantanal, esse aumento significativo no turismo tem sido atribuído em grande parte à realização do Arraial do Banho de São João, uma festividade tradicional que tem atraído cada vez mais pessoas à cidade.

Público durante noite de Arraial do Banho de São João, em Corumbá (Foto: Divulgação)
Público durante noite de Arraial do Banho de São João, em Corumbá (Foto: Divulgação)

As quatro noites do evento, ocorridas entre os dias 22 e 25 de junho, no Porto Geral de Corumbá, foram responsáveis por movimentar quase R$ 10 milhões na economia local, aponta levantamento.

Além disso, a festividade atraiu um público estimado em 85 mil pessoas nas quatro noites, com taxa média de ocupação de 90% nos meios de hospedagem locais. Dos 6 mil turistas presentes, 39,4% optaram por hospedar-se em hotéis.

Prédios históricos da Rua Manuel Cavassa, em Corumbá, uma das cidades mais antigas do Estado (Foto: Juliano Almeida)

Turistas – A maioria dos turistas que visitaram o evento era de origem brasileira (89,7%), seguidos pelos bolivianos (9,8%). Os principais estados de origem dos turistas brasileiros foram Mato Grosso do Sul (62,7%), São Paulo (10,2%), Rio de Janeiro (5%), Mato Grosso (4,7%) e Minas Gerais (4%).

Entre os turistas brasileiros, destacaram-se as cidades de Campo Grande (57%), São Paulo (5%), Rio de Janeiro (5%), Cuiabá (4%), Belo Horizonte (4%), Aquidauana (2%) e Miranda (2%).

O Arraial do Banho de São João foi o principal motivo da viagem para 55,6% dos entrevistados, enquanto outros 19,3% vieram para desfrutar do lazer e 18,5% visitaram amigos ou parentes na região.

Outras atividades – Outro dado relevante é o crescimento da atividade turística dos barcos-hotel. De acordo com o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, o crescimento foi de 18% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior.

“É um dos setores que mais cresceu no Pantanal. Passou de 7.931, em 2022, para 9.382 visitantes, neste ano”, explica Bruno.

 

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo