DestaqueInteressesMeio AmbienteNotícias

Ações da Sanesul promovem preservação e qualidade de vida em Bonito

Compartilhar:

Rica em fauna, flora e cercada por rios de água cristalina, Bonito, também é destaque quando o assunto é saneamento básico. Com o apoio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) o município que é paraíso no estado, segue desenvolvimento múltiplas ações para melhoria do sistema de coleta de esgoto e monitoramento da qualidade das águas dos córregos.

Mais do que incentivar a preservação do meio ambiente, a concessionária também promove a transformação do cenário urbano em nome da qualidade de vida dos moradores e dos turistas.

Pioneira

Bonito foi uma das primeiras cidades de Mato Grosso do Sul a ter o esgotamento sanitário universalizado. Ou seja, a cidade possui uma rede de ligação sanitária que compreende todo o perímetro urbano. Além de uma moderna e altamente eficaz estação de tratamento, que segue à risca todas as normas da legislação ambiental.

E para garantir a eficiência de todo o sistema a empresa desenvolve o Programa Rios Cristalinos, que permite a identificação e notificação de ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem.

O projeto é executado pela Sanesul em parceria com a Ambiental MS Pantanal e a Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) da prefeitura de Bonito.

A iniciativa está entre a série de ações que a Sanesul executa de forma permanente, em prol da melhoria na rede de esgoto.

Somente na primeira etapa, que ocorreu entre março a junho deste ano, a operação vistoriou 247 imóveis. Em 9,31% das residências foram encontradas irregularidades.

Na segunda fase, iniciada no último dia 12 de julho, a empresa segue investindo em mão de obra qualificada, tecnologia e alternativas inovadoras, para identificar ligações clandestinas de águas pluviais na rede de esgoto.

Foto 3
Procedimento de termonebulização sendo feito na rede de esgoto. (Foto: Prefeitura de Bonito)

Através do processo de “termonebulização”, os servidores aplicam uma fumaça não tóxica na rede principal de cada rua, para verificar se há retorno dessa fumaça em alguma residência. Se isso ocorrer, indica que há algum tipo de conexão incorreta de águas pluviais no imóvel.

Logo, o morador recebe todas as orientações da equipe para regularizar a situação, sem nenhum tipo de multa. Mais do que aprimorar a infraestrutura da cidade a ação prioriza a preservação do meio ambiente, conforme explica a secretária de Meio Ambiente de Bonito, Ana Cristina Trevelin.

“Nosso objetivo principal é aumentar a eficiência da estação de tratamento e garantir qualidade dos córregos, principalmente o Rio Formoso”, pontua Ana.

Equipes executando os serviços da primeira etapa do Programa Rios Cristalinos. (Foto: Prefeitura de Bonito)

De acordo com a secretária, cerca de 7 trabalhadores atuam na execução dos serviços, nesta segunda etapa. As ações ocorrem duas vezes por semana, e a previsão é de que até novembro todos os bairros de Bonito tenham passado pelo processo de termonebulização do Programa Rio Cristalinos.

Tanto investimento tem reflexo direto no dia a dia dos moradores de Bonito, segundo a titular da pasta.

“Bonito segue sendo pioneira em investigar as ligações irregulares de esgoto no estado. A Sanesul assumiu esse desafio e a secretaria também de ir de casa em casa, rua por rua, fazendo a manutenção do sistema. Isso tem um impacto gigantesco na qualidade de vida da população e na eficiência do sistema de esgoto”, comemora.

Os Córregos Saladeiro, Bonito e Restinga, que também banham Bonito, também são beneficiados com as ações, ressalta a secretária.

Foto 5
Diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e presidente da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes, durante visita à estação de tratamento de Bonito. (Foto: Sanesul)

Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, a parceria com a prefeitura de Bonito e a Ambiental MS Pantanal, contribui para que Bonito, continue sendo referência nacional em turismo e em esgotamento sanitário.

“Bonito tem um dos melhores, se não o melhor, sistema de tratamento de esgoto do estado. Mas o que ocorre é que há muitas ligações de drenagem de água de chuva nas redes de esgoto, e elas não são dimensionadas para isso, resultando no extravasamento por excesso de chuvas, por exemplo. Então nós detectamos esse desafio e decidimos fazer uma parceria para todos se ajudarem”, explicou o diretor-presidente da Sanesul, durante o lançamento do Programa Rios Cristalinos, em março deste ano.

Os investimentos da Sanesul em Bonito têm sido fundamentais para garantir que tanto os morados, quanto quem visita a cidade, sejam beneficiados com uma infraestrutura modelo de saneamento básico.

Fonte:PPagina

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo