Meio AmbienteNotícias

Vídeo: em registro raro, quatro onças-pintadas são flagradas atravessando o Rio Paraguai

Compartilhar:

Viralizou nas redes sociais neste início de semana o vídeo feito por um grupo de turistas no qual mostra o momento em que quatro onças-pintadas atravessam o Rio Paraguai, na região do distrito de Albuquerque, em Corumbá.

O registro é considerado raro até mesmo para as instituições ligadas à causa. De acordo com as informações, o flagrante aconteceu na sexta-feira (17) e foi publicado nas redes sociais dos pescadores, rapidamente viralizando. “Olha que coisa linda!”, cita o homem que gravou o vídeo.

O biólogo Sérgio Barreto, da equipe de monitoramento do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), disse que os quatro felinos nadando juntos impressionam. “Nossa equipe que está todos os meses realizando monitoramento ambiental já se impressiona de ver o vídeo, imagina as pessoas que puderam realizar esse registro”, comentou.

Os pescadores amadores estavam no Pesqueiro da Odila e foram embora no domingo (19), inclusive, segundo revelou a empresária Odila Silveira Gonçalves, dona da pousada, eles já nem mais estavam dando importância para a pescaria. “Ficaram encantados com o que presenciaram”, citou ao site local Diário Corumbaense.

Sérgio Barros aproveitou para enfatizar a importância do comportamento dos turistas quando encontrar animais silvestres no Pantanal. “Ficamos felizes com o comportamento do piloto do barco, que reduziu a velocidade, manteve distância segura desses animais, podendo proporcionar uma contemplação segura para seus turistas”, disse.

Apesar de haver suspeita da equipe do programa Felinos Pantaneiros, do IHP, não foi possível confirmar se tratava de uma mãe com 3 filhotes. As imagens são importantes para o projeto de preservação da onça-pintada. Há relatos de casos assim, avistados em 2018, quando o Pantanal estava no período de cheia.

Veja o vídeo abaixo:

Fonte:ENFMS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo