CulturaNotícias

Em Brasília, Mato Grosso do Sul discute fortalecimento da cultura

Compartilhar:

Com foco nos desafios das políticas públicas para 2023, na reconstrução do Ministério da Cultura (Minc), na Conferência Nacional de Cultura, no calendário de execução das Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2, entre outras pautas, foi realizado em Brasília, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

Ministra Margareth Menezes com o secretário Marcelo Miranda

No primeiro dia do encontro os gestores elaboraram a Carta de Brasília, que foi entregue na tarde desta terça-feira (07), para a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

“O Fórum tem um papel importantíssimo na articulação de novas políticas culturais, neste momento histórico de retomada do Ministério da Cultura. O encontro estabelece um sistema nacional de fomento à cultura, da segurança jurídica, possibilidade de democratização de acesso para a população”, ressalta o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda.

Os principais pontos da Carta referem-se ao processo de aprovação dos Projetos de Lei que se encontram em tramitação no Congresso Nacional, especialmente, o Marco Regulatório do Fomento à Cultura (PL 3905/2021) e a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura (PL 9474/2018).

Ambos são temas de grande urgência e relevância que buscam, de forma complementar, normatizar as relações entre os entes federativos, estabelecer as diretrizes para a política e a garantia dos direitos culturais. E também organizar o regramento para aplicação dos recursos, com segurança jurídica, transparência e respeito às especificidades e à diversidade cultural brasileira.

O encontro reuniu secretários estaduais da Cultura e dirigentes de instituições de 23 unidades federativas das cinco regiões do Brasil. O diretor-presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Max Freitas, também participou do Fórum. (Acesse a carta na íntegra)

Fonte:Gov

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo