DestaqueNotíciasTurismo

‘Falta de produtos’ é o principal desafio da fomentação do turismo em municípios menores de MS

Afirma Bruno Wendling em entrevista

Compartilhar:

Quando se fala do turismo em Mato Grosso do Sul, logo vem em mente o município de Bonito ou as belezas da região pantaneira do Estado. Porém, um dos principais desafios enfrentados pela Fundação de Turismo do Estado (FundTur), é a ‘falta de produtos’ que as cidades menores tem a oferecer ao público sul-mato-grossense ou de fora.

O diretor-presidente da FundTur, Bruno Wendling em entrevista ao Giro Estadual de Notícias

“As cidades precisam ter produtos. Atividade turística é uma atividade economica, além de você querer presenciar novas experiências. O turista precisa consumir esses produtos locais, e quem fomenta isso são as iniciativas privadas… Esse é um ponto de atenção que estamos incentivando cada vez mais”, afirma o diretor-presidente da FundTur, Bruno Wendling em entrevista ao Giro Estadual de Notícias do Grupo Feitosa de Comunicação. Ele destaca que o eixo Bonito-Pantanal são o que são hoje por conta das diversas atrações. “Há produtos atrativos e isso que é o grande desafio não só do Estado, mas de todo o País”, complementa.

No MS, alguns dos municípios que serão beneficiados são Aquidauana, Bodoquena e Corumbá
Pantanal sul-mato-grossense

Bonito se superou e 2022 foi o ano dos recordes de visitação. O boletim de outubro do Observatório do Turismo e Eventos, coordenado pelo Bonito Convention e Visitors Bureau, confirma o sucesso: em dez meses, a cidade recebeu 226.161 turistas, ultrapassando o movimento de 2016 (212.817), considerado até então o melhor ano.

Em outubro, Bonito recebeu 26.864 turistas, inferior ao mesmo período de 2021, mas em dez meses superou em número de visitações (682.504) de todo o ano passado. Do total de visitantes, 8,5% (2.290) chegou ao destino de avião – operam na região a Azul e a Gol está com voo direto com Congonhas. De janeiro a outubro, 22.188 pessoas desembarcaram no aeroporto local, que foi certificado recentemente para receber grandes aeronaves e operação noturna.

O total de visitantes em 2022 deve chegar ou superar 270 mil pessoas, com a expectativa de alcançar 50 mil em novembro e dezembro e estimativa de 840 mil visitações no ano. “A rede hoteleira está praticamente lotada para o período”, comemora o prefeito Josmail Rodrigues. Em outubro, a ocupação hoteleira foi de 65%. Nesse mês, balneários (24.458), flutuação (16.609), Gruta do Lago Azul (9.402) e cachoeiras (8.437) foram os passeios mais visitados.

“Nós respondemos muito bem a pandemia. Tanto que fomos um dos primeiros Estados a ter práticas contra a Covid-19. Esse ano a retomada foi fantástica, Bonito bateu recorde em apenas 10 meses. Isso é 10% a mais que em 2017, 2018 e 2019. O Pantanal também teve boa taxa de ocupação, e até Campo Grande está repleto de eventos… Foi um ano forte e acho que já recupera quase os prejuízos da pandemia”, diz o presidente da Fundtur.

Fonte: ACrítica

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo