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Uma receita de acarajé, em homenagem ao Dia da Consciência Negra

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Em 2007, quando esteve em Salvador (BA) para apresentar filmes em uma retrospectiva de sua obra, o cineasta californiano Kenneth Anger foi indagado se sabia que o acarajé era apreciado tanto pelo sabor quanto pela forte carga de ancestralidade que o bolinho de feijão, frito no dendê, possuía.

Ao ouvir um “yes” do diretor, uma lenda do cinema underground, o repórter emendou: “Sabe desde quando?”. Ao que Anger respondeu: “Desde que eu era um bebê e fui carregado no colo por Carmen Miranda [1909-1955]”.

O que parecia um conto da carochinha para os desinformados sobre a incrível história do autor de “Fireworks”, “Scorpio Rising” e outros filmes seminais era a pura verdade.

O caso bem ilustra a longevidade e a onipresença deste prato afro-baiano, que há mais de 300 anos comprovadamente é produzido e consumido em terras brasileiras e permanece muito comum em diversos países da África, em especial na região ocidental do continente. No norte da Nigéria, o acarajé se chama kosai. Em Gana, koose, e em outros lugares, akara.

Conforme a geografia vai mudando, os ingredientes, o preparo e o sabor passam por alterações. A aposta de alguns pesquisadores é que o acarajé seja um parente distante do falafel dos árabes. A etimologia da palavra vem do idioma iorubá, do qual se origina a nomenclatura em português brasileiro. Em iorubá, àkàrà significa bola de fogo, e je, comer.

BAIANA DE DOURADOS

Faz 10 anos que, em Campo Grande, um trailer roda a cidade perpetuando esse conhecimento e o gosto tão estimulante do acarajé. A bordo do veículo, comandando a tradição e o tacho quente de azeite de dendê, está a baiana Zezé do Acarajé. Sempre a partir do meio para o fim da tarde, o cheirinho do quitute toma conta do ponto escolhido.

Às quartas-feiras, ela e seu tabuleiro sobre rodas perfumam os arredores do Shopping Norte Sul Plaza. Nas quintas, a plateia de glutões se move para a feira que ocupa o calçadão da Orla Morena, no Cabreúva.

No domingo, o acarajé da Zezé pode ser encontrado em seu estabelecimento, na Avenida Bom Pastor, ou segue de modo itinerante, acompanhando o roteiro do Sarau da Cidadania – que, aliás, aporta neste domingo, a partir das 16h, na Comunidade Tia Eva.

Nascida em Dourados, a 2,6 mil km da Terra de Todos os Santos, como Salvador é conhecida, a contadora Maria José Gomes Duarte, seu nome de cartório, ganhou a patente de baiana há uma década, quando decidiu mostrar “o que é que a baiana tem”. Ela esteve em Salvador 20 anos antes, conheceu o acarajé e conta que a experiência foi marcante.

“É MINHA FORÇA”

“Quando fui até lá, em 1992, não imaginava que um dia trabalharia fazendo acarajé. Mas a vida dá voltas, e em 2012 fui trabalhar nas feiras livres. Já que me veio a oportunidade, eu abracei com carinho e muito amor. Ser baiana, com agá, de acarajé é minha força”, diz a quituteira, cujo pai nasceu na Bahia, em 1924, e cujos bisavós chegaram a ser escravizados.

PIMENTA E RESISTÊNCIA

Sobre a pimenta, Zezé diz que “é importante comer”. O motivo? “Além de ser uma delícia, tem a função de limpar os resíduos do sangue”, recomenda. Para preparar o acarajé, não tem erro, basta seguir o passo a passo da receita desta página.

Apesar de toda a simbologia, que, inclusive, reputa ao acarajé a condição de alimento sagrado da orixá Iansã, o preparo é bem simples: feijão-fradinho cru, reduzido a um purê grosso, condimentado com alho e cebola e frito em azeite de dendê.

“O acarajé é um forte símbolo da cultura afro-brasileira. Pelo sabor diferenciado, pelo seu poder de estar em todas as classes sociais, por seu vínculo religioso com o candomblé. Logo, racistas jamais vão aceitar a força que tem o acarajé para a comunidade negra e para os de outras etnias que abraçam de forma sincera nossa cultura”, milita Zezé, sem abandonar seu sorriso habitual.

“Essa vai ser uma luta constante, inclusive contra as tentativas de mudanças nos seus recheios [camarão, caruru, vatapá e tomates não maduros são os mais comuns] por interesses comerciais. Tem muitas propostas por aí, até mesmo de pessoas de religiões radicalmente contra as religiões de matriz africana. A luta é dura e deve ser enfrentada organizadamente”, defende a baiana sul-mato-grossense.

“Tenho o acarajé como única renda. Sou mãe solo, tenho filho menor de idade e encontro ainda muitas barreiras todos os dias”, conta Zezé, que, no fim da conversa, entrega o que chama de seu grande segredo.

“Para se fazer um bom acarajé, o segredo é o amor. Quando você faz com amor, tudo sai gostoso. Eu acordo e durmo acarajé. Por isso, consigo fazer o melhor de mim”, desmancha-se Zezé, que costuma ser bastante ativa e popular também nas redes sociais. Agora, ao trabalho e bom apetite!

 

Fonte:CE

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