Muitas pessoas consideram o mês de outubro como o mês do horror, principalmente porque no dia 31 deste mês acontece o Halloween. Embora seja uma tradição em países anglófonos, no Brasil, a comemoração se dá por outros motivos.
Se você ficou curioso para saber qual o significado do Halloween e também suas origens, fique ligado em tudo o que abordaremos no texto abaixo. Confira!
Qual é o significado de Halloween?
Afinal, doces ou Travessuras? Por meio de filmes e séries, o Halloween se tornou bastante popular no mundo inteiro, principalmente pela tradição das crianças saírem fantasiadas de porta em porta na vizinhança pedindo doces.
De acordo com historiadores, o significado da palavra Halloween tem origem na cultura do Reino Unido e é derivada da frase “All Hallows’ Eve” (Véspera de Todos os Santos, em uma tradução livre). Encurtando a frase, surgiu a palavra.
Vale destacar também o significado isolado das palavras, pois “Hallow” pode ser traduzido como algo a ser santificado, consagrado e venerado. Mas no contexto, trazendo o termo “Eve”, que significa véspera, fica evidente sua função na frase.
Por que o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro?
Sabendo da origem do nome Halloween, fica mais fácil entender porque essa comemoração é celebrada em 31 de outubro. Desde o século 7, a Igreja Católica vem promovendo a famosa Festum Omnium Sanctorum, também conhecida como a Festa de Todos os Santos ou o Dia de Todos os Santos, em 1 de novembro.
Trata-se de uma celebração iniciada pelo Papa Bonifácio IV entre os anos 609 e 610, mas que ocorria em maio. Contudo, a partir do século 8, o Papa Gregório III mudou a data para 1º de novembro sem grandes explicações. Há algumas hipóteses que constatam a mudança para acompanhar outras festividades inglesas.
Dessa maneira, o Halloween ocorre em 31 de outubro por ser a véspera do Dia de Todos os Santos.
Que povo deu origem ao Dia das Bruxas?
Você provavelmente já entendeu a origem do termo Halloween e também porque ele é comemorado em 31 de outubro. Mas, o que essa data comemorativa tem a ver com terror, bruxas, monstros e criaturas bizarras? Sinônimo de Dia das Bruxas, o Halloween possui registros que datam do século 18, mais especificamente do ano de 1745.
Ao que tudo indica, nessa época, ocorria um festival pagão celta conhecido por Samhain (Fim do Verão, em tradução livre), que era celebrado em alguns países como Irlanda e Escócia justamente entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.
Em meio às festividades, havia também a celebração dos mortos, na qual, de acordo com a mitologia celta, os espíritos daqueles que já haviam partido para o outro plano retornavam para guiar os moradores de seus antigos lares.
Uma grande fogueira marcava os rituais, que ainda contava com o consumo de maçãs, cantigas e lendas envolvendo crianças, além de jogos de adivinhação e sorte, previsão do futuro, leitura de profecias e ainda contação de histórias.
Muito tempo se passou, a tradição foi preservada e a imigração dos povos irlandeses em direção à América durante o século 19, levou essa festividade para os Estados Unidos.
Conforme as culturas de mesclaram, a abóbora se tornou um símbolo do Halloween, bem como as fantasias, o ato de pedir doces pela vizinhança e também as histórias de terror.
Quais são os países que se comemora o Halloween?
Conforme citado anteriormente, a maioria dos países que celebram, de fato, o Halloween são anglófonos, isto é, falantes de língua inglesa, como Estados Unidos, Inglaterra, Escócia e Irlanda.
Porém, há algumas variações da festa pelo mundo, como é o caso do México, que possui o Día de los Muertos, e também na pequena ilha da Sardenha, localizada na Itália, onde os residentes também pedem doces e se fantasiam no dia 31 de outubro.
O que significa os símbolos do Halloween?
Talvez um dos símbolos mais famosos do Halloween sejam as abóboras. Principalmente nos países em que a comemoração é levada a sério, existe a tradição de cortar esse legume em formato de careta, inserindo uma lanterna na parte de dentro.
Com isso a abóbora, que representa fertilidade e sabedoria, se transforma em Jack-o’-lantern, um personagem comum do Dia das Bruxas, cuja história tem ligações com um suposto encontro com o diabo, que teria negado sua entrada no céu e no inferno, vivendo para sempre no purgatório. Assim, as abóboras iluminadas o ajudariam a encontrar seu caminho.
Fonte:TecMundo