Meio AmbienteNotícias

Encerram hoje inscrições para a 9° Caminhada Ecológica na Região do Santa Maria

Compartilhar:

Realizada na região do Santa Maria iniciativa que acontece no próximo domingo (25) é um convite a explorar novas paisagens da Capital

Quem ama a natureza e atividades ao ar-livre, tem uma ótima oportunidade de conhecer uma região ainda pouco explorada, porém, rica em paisagens típicas da flora e representantes de espécies da fauna do cerrado sul-mato-grossense.

No próximo dia 25 de setembro, ocorre a 9° Caminhada Ecológica na Região do Santa Maria – Trilha do Tamanduá Deitado, em Campo Grande. A atividade tem seu trajeto inserido dentro dos sítios que integram o entorno do Santa Maria, região conhecida pelo aeroporto que tem o mesmo nome, localizado na região.

Desde que foi criada, em 2011 a caminhada de 7 km tem o objetivo de fomentar a preservação ambiental e o que iniciou apenas com moradores da região, se tornou um amplo projeto, com mais adeptos a cada edição. Realizada anualmente, o evento teve um hiato de dois anos, respeitando as determinações impostas pela pandemia de Covid-19.

“O objetivo principal do evento é a conservação e preservação de nossa fauna e flora, pois, estamos situados em uma área de conservação ambiental, a Lapa do Lageado. Estamos fazendo nossa parte na valorização da nossa natureza”, afirma o presidente da Associação de Moradores do Santa Maria, Eduardo Carvalho.

Em média 150 pessoas participam da caminhada, que conta com ponto de apoio, água e um café da manhã especial aos participantes. A iniciativa, que teve início de forma singela e cresceu, foi idealizada por Matheus Dauzacker Neto e Ricardo Maria Figueiró.

Além de paisagens exuberantes, a possibilidade de degustar frutas direto do pé e a confraternização entre pessoas que valorizam a natureza, os participantes podem ainda apreciar uma das cinco obras do artista plástico Cleir, morador da região, integrante do projeto da Caminhada Ecológica e entusiasta da preservação ambiental.

“A Caminhada Ecológica traz à tona dois importantes temas, que são a valorização ambiental e a atividade física ao ar-livre, que só traz benefícios à nossa saúde. Além disso, a cada trilha, exploramos novos trechos e caminhos da região, fazendo importantes descobertas sobre as riquezas naturais presentes naquela região”, detalha Cleir.

A obra que estará disponível para ser vista durante a trilha é a Onça Pintada. Mas o artista é autor ainda das obras Cristo caminhando sobre as Águas, Arara Vermelha, Arara Canindé e o Alaúde do Pantanal – Viola de Cocho. Todas estão localizadas em propriedades na região.

Após a trilha, os participantes receberão da Águas Guariroba, mudas de plantas nativas para plantio na região, fortalecendo o objetivo da preservação ambiental.

A Caminhada Ecológica é realizada pelo Parque Rural Águas de Santa Maria, com apoio do Mercadão Animal, Ferro e Aço Metalúrgica e AR Planejamento de Climatização.

As inscrições têm taxa de adesão devem ser feitas antecipadamente até o dia 21 de setembro de 2022 pelo Facebook/Caminhada-Ecológica-na-região-do Santa-Maria. A taxa de adesão é de R$ 50, que dá direito ao café da manhã, água durante o trajeto e camiseta do evento.

Quem já possui a camiseta de outras edições da Caminhada Ecológica, paga apenas a taxa do café da manhã que é R$ 20.

Serviço:
9° Caminhada Ecológica na Região do Santa Maria – Trilha do Tamanduá Deitado
Data: 25 de setembro de 2022
Hora: 07h30 (café da manhã) e 8h saída
Local: saída e chegada na Associação Parque Rural Águas de Santa Maria – Campo Grande
Informações pelos contatos: (67) 99906-9384 (Eduardo), 99982-2365 (Matheus) e 99948-0208 (Ricardo).

Fonte: UNA AsseCom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo