CulturaDestaqueNotícias

Festival de Inverno de Bonito, Krajcberg na cidade, presença histórica!!!

Compartilhar:

Era uma tarde de quinta-feira, 19 de julho de 2000. Cerca de 100 pessoas estavam no Pirata, um dos locais escolhido para sediar palestras na primeira edição do Festival de Inverno de Bonito. O público veio de longe para vê-lo de perto. Frans Krajcberg estava ali.

Quem estava presente contou que não houve um que não se emocionou ao final dos seus relatos de vida. Foi um festival de choro e de lição de vida que muitos carregam para si até hoje.

Frans Krajcberg ao vivo e em cores em Bonito para transmitir todo seu conhecimento artístico e envolvimento com a natureza.

Ativista ecológico, ele tem a sua arte em sintonia com a defesa do meio ambiente. Nascido na Polônia em 1921, ele veio para o Brasil depois que perdeu toda sua família em um campo de concentração na Segunda Guerra Mundial. Teve que se fingir de morto e se cobrir com cadáveres por mais de uma vez para sobreviver.

Kracjberg em conversa  com Silvio Batistela, Edson Audi, Afonso Jr e Sonia Teixeira

Momento memorável

Escultor, pintor, gravador e fotógrafo, ele travou na sua vida a batalha contra o extermínio da natureza.

“As pessoas não acreditavam que ele estaria em Bonito. O impacto nacional foi violento. Uma fazenda [da região] mandou um avião para pegá-lo. Ligava CBN: Krajcberg está aí mesmo?”, conta Nilson Rodrigues, coordenador geral do evento.

A cidade de Bonito tinha 16.956 habitantes em 2000, segundo o censo demográfico do IBGE. Receber um artista da grandiosidade de Frans Krajcberg era inimaginável se não fosse um evento como esse.

A passagem do artista foi tão memorável que vários personagens desta história contaram espontaneamente um momento marcante com o artista.

Krajcberg faleceu em 2017, aos 96 anos, e foi escolhido para abrir esta reportagem para você, leitor, ter uma pincelada de quantas boas histórias a união da arte com a natureza proporcionou por meio do Festival de Inverno de Bonito ao longo dos seus 20 anos de história.


Fonte: Nivaldo Jr

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo