NotíciasPolítica

MDB oficializa hoje Simone Tebet como candidata à Presidência

Compartilhar:

O MDB realiza nesta quarta-feira (27) a convenção para oficializar a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. O evento será realizado às 09h (de MS), de maneira virtual. A convenção ocorre diante da pressão de uma ala do MDB para que o partido não lance Tebet ao Planalto e apoie Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O evento acontece em meio a uma disputa interna no partido. Apesar de contar com o apoio do presidente da sigla, o deputado Baleia Rossi (SP), uma ala liderada por caciques de pelo menos 11 estados pressionou a direção partidária para adiar a data da reunião. Eles defendem uma aliança com o ex-presidente Lula (PT) já no primeiro turno.

Na última segunda-feira (25), por meio de um aliado do senador Renan Calheiros (MDB-AL), o grupo acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anular o edital que convoca a convenção, argumentando que ela não poderia ocorrer de forma virtual. Porém, o pedido foi negado pelo presidente do TSE, o ministro Edson Fachin.

Por outro lado, alas do partido nas regiões Centro-Oeste e Sul apoiam abertamente o presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida ao Palácio do Planalto.

Mesmo com resistências dentro do próprio partido, Simone Tebet afirma que contará com o voto de pelo menos 70% dos delegados na convenção.

Candidato a vice

Mesmo se a candidatura for confirmada, a escolha do candidato a vice na chapa de Tebet ainda não deve sair nesta quarta-feira. A decisão caberá à federação formada por PSDB e Cidadania, que realiza convenção de forma simultânea à dos emedebistas, a partir das 11h desta quarta (27).

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, anunciou que a decisão será tomada até a próxima sexta-feira (29).

O nome preferido de Simone Tebet é o senador Tasso Jereissati (PSDB), a quem ela chama de “irmão”.Porém, segundo aliados tucanos, o parlamentar não vem demonstrando empolgação com o cenário, que passou a ser tido como pouco provável.

Além do desempenho tímido da emedebista nas pesquisas de intenção de voto, a falta de um acerto entre MDB e PSDB em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, é uma barreira para os tucanos indiquem o companheiro de chapa.

Com isso, passa a ser apontada a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) como possível vice de Simone Tebet. A possível composição é vista com bons olhos pelos dirigentes partidários por ser a primeira chapa inteiramente feminina entre grandes partidos em disputas presidenciais. Também conta a favor de Eliziane o fato de ela ser do Nordeste e evangélica.

No entanto, dentro do PSDB e do Cidadania, também existem grupos que preferem outras candidaturas ao Planalto. Em Minas Gerais, por exemplo, o candidato tucano ao governo do estado, Marcus Pestana, já declarou apoio a Ciro Gomes (PDT).

Além das dificuldades dentro da própria coligação, outro obstáculo a ser enfrentado por Simone Tebet, caso tenha a candidatura homologada, são as pesquisas de intenção de voto. Nos levantamentos a senadora tem desempenho tímido, entre o quarto e quinto lugares, com cerca de 2% das intenções.

Tebet é senadora pelo Mato Grosso do Sul. Seu mandato chega ao fim neste ano. É a primeira vez que ela concorre ao Palácio do Planalto. Na disputa, ela terá o apoio do PSDB e do Cidadania.

*com informações O Tempo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo