A Suzano vai capacitar 150 micro e pequenos empresários dos municípios de Água Clara, Campo Grande, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. A iniciativa é realizada por meio do Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores (Semear) em parceria com o Sebrae/MS, com o objetivo de fortalecer o setor e contribuir com o desenvolvimento das regiões contempladas.
As inscrições para a capacitação começaram nesta sexta-feira (27), na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). A previsão para as capacitações sejam iniciadas após o dia 20 de junho e realizadas presencialmente e a distância, de forma híbrida. Todos os empreendedores sairão certificados quanto às normas internacionais para atender grandes empresas.
Segundo o diretor de Engenharia da Suzano responsável pela construção do empreendimento em Ribas do Rio Pardo, Maurício Miranda, a Suzano reafirma o compromisso com o desenvolvimento da cadeia econômica local, em especial os pequenos negócios. “Por meio dessas e outras ações, e com um olhar sustentável em tudo o que fazemos, ajudamos a gerar maior valor à rede de fornecedores locais. Quando contratamos serviços e adquirimos produtos, também damos prioridade a eles pensando nesse compromisso com a região onde operamos”.
Pelo Sebrae, esta edição do Semear foi viabilizada no âmbito do programa Propeq Dinamiza, uma parceria da com o Governo do Estado que visa acelerar a criação de geração de negócios, mediante a articulação de cadeias produtivas no Mato Grosso do Sul.
Ao todo, o Propeq Dinamiza irá custear 70% da iniciativa. “Fazemos essa alocação dos recursos para a capacitação, entendendo que muitos perdem oportunidades por não terem qualificação para atender padrões. Temos experiências anteriores que comprovam isso”, afirmou Jaime Verruck, titular da Semagro.
O foco do curso será a qualificação de fornecedores. Caberá à Suzano ministrar temas sobre responsabilidade socioambiental e gerenciamento de dados empresariais para ser um fornecedor da companhia, por exemplo.
Já o Sebrae cuidará de assuntos ligados à gestão empresarial, como: diagnóstico da empresa, gestão de finanças e regularização de cadastro. “Vamos auxiliar a micro e pequena empresa a saber em que ela pode melhorar seu produto ou serviço, a organizar sua documentação e fazer um melhor controle de seu negócio para que esteja pronta para atender qualquer empresa de grande porte”, comentou Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS.
A Fiems não somente sediou o Empreendedores do Cerrado, como também apoia a iniciativa. Representante do presidente da Federação, Sérgio Longen, o chefe de gabinete da instituição, Robson Del Casale, declarou que a qualificação vai gerar, em consequência, oportunidades em todo o segmento industrial e economia de Mato Grosso do Sul. “Esse investimento da Suzano em Ribas do Rio Pardo gera milhares de outras oportunidades, que precisam estar bem estabilizadas e coordenadas e é isso que estamos discutindo, como preparar o pequeno e médio empreendedor para oferecer seus serviços para uma grande empresa. É assim que a gente consegue estruturar o desenvolvimento local aqui no nosso Estado”.
Também presente ao evento, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Joao Alfredo Danieze, destacou que o município vive uma euforia. “Tenho dito que temos dois canteiros de obra, um na Suzano e um dentro da cidade. Estamos crescendo e atraindo diversos empreendimentos. Todos são bem-vindos, mas é necessário que eles se estruturem. Com certeza precisaremos de fornecedores qualificados para atender não apenas a nova fábrica, como outras empresas que estão se instalando na nossa cidade. Por isso o Sistema S, por meio do Sistema Fiems e do Sebrae, tem sido fundamental para esse processo que estamos vivendo”, finalizou.
O programa Semear
O Semear já alcançou mais de 200 micro e pequenas empresas brasileiras desde que foi criado, em 2020. Sua última edição ocorreu também em Mato Grosso do Sul e beneficiou 30 empreendimentos do setor de transportes em Três Lagoas.
Os estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão e São Paulo também receberam incentivos do programa. Em termos de proporção, as 150 vagas lançadas recentemente representam o mais expressivo investimento para fortalecer o empreendedorismo até então.
Fonte: Subcom