De acordo com informações do The Verge, o Facebook deixará de coletar informações de localização em tempo real e, por isso, a companhia descontinuará serviços como “amigos próximos”, alertas meteorológicos, localização em segundo plano e histórico de localização — mas calma, a empresa não deixará de coletar todos os dados sobre o seu posicionamento.
Para avisar sobre a situação, a companhia enviou uma notificação aos usuários que usaram o recurso em algum momento e explicou que os dados associados serão apagados até o dia 1 de agosto. Mas antes, os dados deixarão de ser coletados a partir do dia 31 de maio.
“Enquanto estamos descontinuando alguns recursos baseados em localização no Facebook devido ao baixo uso, as pessoas ainda podem usar os Serviços de Localização para gerenciar como suas informações de localização são coletadas e usadas”, revelou um porta-voz do Facebook.
Rastreio de localização
De qualquer forma, é importante destacar que o Facebook não deixará de coletar dados de localização dos usuários. Na realidade, a companhia continuará coletando algumas informações para, por exemplo, exibir anúncios relevantes ou check-ins de localização.
A maioria dos usuários do Facebook não deve se importar com a exclusão dos recursos, ainda mais por uma ótima causa: menos dados pessoais relacionados a localização serão compartilhados com a companhia, que frequentemente é criticada por suas atitudes no mercado.