DestaqueNotíciasTurismo

Saiba mais sobre a capital do ecoturismo do país, Bonito

Compartilhar:
Ao chegar em Bonito a melhor coisa é se ambientar. Após o check-in no hotel ou pousada, é hora de conhecer a cidade. Os passeios urbanos revelam muito das tradições, cultura e arte da região.Entre as atividades de lazer, a sugestão é o Aquário de Bonito, com mais de 60 espécies, os visitantes podem participar da hora da alimentação dos animais. Outro atrativo é o Projeto Jiboia, uma palestra educativa que ensina sobre as espécies locais e suas curiosidades. Caso você queira fazer algo durante a noite, a sugestão é o passeio Bonito by Night, um tour completo pelo centro de Bonito/MS,  no qual os visitantes conhecem mais sobre a história da cidade.

Flutuações

Quando se fala de Bonito, logo vem à cabeça as flutuações que acontecem em algumas propriedades da região. Sem dúvida, este foi o tipo de passeio que deu fama à região. A flutuação é flutuar pelos rios. Ou seja, você vai descer um rio se deixando levar pela correnteza, que é bem fraquinha e pode-se ir deslizando vagarosamente e ir apreciando a natureza ao redor e dentro da água.

A flutuação é um passeio que não pode faltar na sua programação. A atividade pode ser feita por pessoas de todas as idades e oferece paisagens inesquecíveis! Não é preciso saber nadar para fazê-la, porque você realiza a atividade com um colete salva-vidas.

Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri, considerado o mais cristalino do Brasil, é muito bacana não apenas por causa dos peixes que se pode observar no lugar mas também pela flora, que é diversificada. Esse passeio, que é realizado em diferentes trechos do Rio, certamente é um dos mais bonitos da região.

Flutuação na Nascente Azul

Um lugar com um rio pequeno, mas de águas límpidas e com muitos peixes!

Flutuação na Gruta do Mimoso

A flutuação na Gruta do Mimoso é bem diferente porque alia duas das atividades mais legais da cidade: a visita a uma caverna e a flutuação, nesse caso realizada dentro de um lago da gruta. Para acessar o lago, que tem coloração azulada, é necessário descer uma escadaria com cerca de 80 degraus para acessá-lo

Abismo Anhumas, uma das atividades mais radicais de Bonito

O Abismo Anhumas, uma caverna alagada cujo acesso só é feito por rapel, é outra opção de passeio em Bonito, ideal para quem realmente gosta de aventura. É necessário realizar rapel tanto para acessar o interior da caverna quanto para sair e em seu lago é possível mergulhar com cilindro, fazer flutuação ou passear em um bote.

Gruta do Lago Azul, cartão-postal da cidade

A caverna mais conhecida em Bonito e aquela que não deve faltar na sua programação é a Gruta do Lago Azul, que tem um cenário impressionante. O local, assim como outras cavernas, é visitado na presença de um guia e para ser conhecido em sua totalidade exige uma descida com cerca de 300 degraus. O cenário é realmente impressionante, com formações antiquíssimas e uma água de coloração incrível. Embora os 300 degraus possam parecer difíceis, o trajeto costuma ser feito em um ritmo lento e mesmo pessoas da melhor idade costumam visitá-la.

Grutas de São Miguel

Outro passeio que vale uma visita, se você gosta de fazer programas diferentes são as Grutas de São Miguel, em que se faz um pequeno percurso suspenso na mata para acessá-la e a Gruta São Mateus. O passeio é super bonito, realizado em uma área cercada pela mata e embora não seja tão famoso como a Gruta do Lago Azul, também é excelente para admirar as formações geológicas dentro da caverna.

Cachoeiras de Bonito

Bonito tem dezenas de cachoeiras, com as mais variadas formas e tamanhos. Destaque para a Cachoeira do Amor, famosa pelo deque em formato de coração que rende lindas fotos e já foi palco de vários pedidos de namoro e casamento.

As cachoeiras costumam ter uma água geladinha e oferecem um mergulho delicioso em um dia de calor. Nas propriedades que oferecem os passeios, a atividade é feita ao longo de uma trilha, com parada para banho em diferentes quedas d’água ao longo do percurso.

Boca da Onça

Um dos lindos passeios para ver cachoeiras em Bonito e redondezas é o Boca da Onça Ecotur, feito às margens do Rio Salobra e com um percurso com cerca de 4km que passa por 8 cachoeiras e diferentes pontos de banho. O destaque fica por conta da Cachoeira Boca da Onça e Buraco do Macaco, em que através de uma fenda na pedra, você pode admirar a cachoeira por trás dela.

Quando ir

Dá para ir para Bonito o ano inteiro, mas a época de seca, entre junho e agosto, é a melhor para as flutuações – aproveite para acompanhar a programação do Festival de Inverno, em julho. Entre dezembro e janeiro, durante as férias escolares de verão, as cachoeiras ficam mais volumosas, mas a procura pelos passeios é enorme e as chuvas podem deixar as águas turvas.

O que levar

Estar bem preparado é tudo quando se trata de turismo ecológico. Por isso, aqui vão alguns itens essenciais para carregar na mochila durante os passeios: binóculos, câmera fotográfica, papete (melhor opção para trilhas e cachoeiras), água, chapéu ou boné, protetor solar e repelente.

Chegar a Bonito de avião

Há dois aeroportos de acesso à Bonito: Na própria cidade de Bonito (14 km do centro), e na capital Campo Grande (300 km de distância).

Voar direto para Bonito é bem mais prático. Voar a Campo Grande sempre vai custar mais barato, por oferecer uma boa quantidade de voos diários. Porém, você terá que fazer o deslocamento de 300 km (4h) de Campo Grande a Bonito.

Como ir de Campo Grande a Bonito

Quem chegar de avião pelo aeroporto da capital, precisará encarar 300 km de asfalto numa viagem de 3,5 a 4h. Carro alugado também é boa opção. Além do trecho Campo Grande-Bonito, também será útil nos deslocamentos entre os passeios em Bonito.

De Campo Grande a Bonito de transfer

O transfer compartilhado é a maneira mais comum e barata de ir do aeroporto de Campo Grande a Bonito. As vans saem do aeroporto de Campo Grande e deixam os turistas nos hotéis de Bonito.

Fonte: +RJ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo