NotíciasTurismo

Trade de Taquaruçu (TO) vivencia boas práticas do turismo em Bonito

Compartilhar:

O modelo de gestão turístico-ambiental descentralizada de Bonito chamou a atenção do trade de Taquaruçu, em visita técnica realizada nos últimos dias 19 a 23 de abril ao destino. A visita é a primeira ação do projeto de estruturação do Pólo Turístico de Taquaruçu, realizado por meio da parceria entre a Agência Municipal de Turismo (Agtur) e o Sebrae Tocantins.

A missão técnica teve como objetivo levar os empresários do ramo turístico do distrito, tais como proprietários de atrativos, restaurantes, agência de receptivos, meios de hospedagem, produtores culturais e artesãos para vivenciarem e trocar informações com o trade de Bonito para trazer o modelo de gestão turística que é referência mundial no ecoturismo para a realidade de Taquaruçu.

A cidade de Bonito é conhecida nacional e internacionalmente como um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil devido as suas belezas naturais compostas por águas cristalinas, fauna e flora exuberantes, que atrai turistas de todo o mundo, composta por um ecossistema extremamente frágil que exige atenção especial e cuidados redobrados na sua conservação e preservação.

O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, ficou bastante satisfeito com o resultado da visita. “Acredito que essa ação teve um feedback muito positivo e vai nortear o nosso projeto em Taquaruçu. Os empresários puderam constatar que o grau de interação e cooperação entre as empresas e entre as instituições é o principal ponto forte do destino Bonito”, pontuou.

Para o coordenador da carteira de turismo do Sebrae, Fábio Henrique da Cruz, a viagem foi extremamente produtiva, pois veio ao encontro das necessidades do grupo de Taquaruçu. “Acredito que atingimos o objetivo; dentro das ações a que o projeto se propõe, vimos acontecer em Bonito e tivemos a oportunidade de visualizar que estamos no caminho certo”, disse.

De acordo com o guia de turismo que acompanhou o grupo durante a missão, Miguel Cardoso, foi gratificante dividir um pouco de sua experiência com os empresários. “Já acompanhei outros grupos e pude notar que essa turma do Tocantins está realmente interessada em aprender”, comentou o guia.

Impressões do grupo

O presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Major Negreiros, esteve presente na visita representando o poder legislativo e parabenizou a gestão pelo projeto. “Agora só precisamos nos organizar para vender bem o nosso produto, porque potencial nós temos e foi dado um grande passo. Parabéns a gestão”, ressaltou.

Uma das inovações de Bonito, bastante comentada na visita, foi a criação do voucher único digital, com respaldo em lei; ação pioneira e inovadora que promove o desenvolvimento sustentável do destino. O voucher é um documento moderno e ágil para o registro das prestações de serviços de atrativos turísticos no âmbito municipal.

Um dos proprietários do atrativo “Vai quem quer”, de Taquaçuru, Judson Filho dos Reis Terêncio, achou a questão do voucher único bastante interessante, “pretendo mostrar as fotos e vídeos do destino para os que não vieram para adaptarmos a nossa realidade, porque temos potencial para irmos além deles. Ou enquadra no sistema ou ficam fora, acho q temos que nos reunir para implantar o quanto antes para não degradar a natureza”, frisou.

Patricia Meurer, do ramo de restaurantes do distrito, mencionou a questão da organização como um ponto muito forte. “A integração dos diversos segmentos, como gastronomia, atrativos, agências e hotéis são um fator importante do turismo em Bonito. E entendemos que a alimentação de qualidade é fundamental no turismo. Vimos que a integração entre o poder público e iniciativa privada é o que faz acontecer”, finalizou.

Fonte: AsseCom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo