Inaugurado hoje após muita expectativa, o Bioparque Pantanal terá a sua entrada gratuita por enquanto, segundo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A entrada “na faixa” está permitida por pelo menos até o dia 31 de dezembro. A capacidade diária será de 300 pessoas, 150 pela manhã e 150 à tarde.
Um dos principais motivos pela decisão, é devido o Grupo Cataratas ter desistido amigavelmente do contrato de concessão no modelo de PPP (Parceria Público-Privada). Enquando isso, o Governo do Estado é que está na administração do projeto.
O principal atrativo do Bioparque Pantanal é o circuito que forma o maior aquário de água doce do mundo, onde o visitante terá contato com as principais espécies de peixes do Pantanal e dos 5 continentes. A cenografia dos tanques é de autoria do artista plástico, cenógrafo e ambientalista, Roberto Alves Gallo, reproduzindo cada ambiente conforme pode ser visto abaixo.
O Bioparque oferece também um ambiente aberto que representa o Pantanal na sua forma “bruta”, possibilitando contato com animais típicos do bioma como o jacaré vivendo ao ar livre. Uma passarela ainda na área externa conduz ao mirante de contemplação de aves e outros animais em seu habitat natural, o Parque das Nações Indígenas.
A diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, destaca que a visitação aberta ao público em geral terá início no dia 1º de maio e os primeiros 30 dias após a inauguração serão de treinamento, com agendas internas e institucionais.
“Está sendo elaborada uma plataforma por onde a população poderá se cadastrar para visitar o Bioparque. Serão visitas guiadas, segmentadas. A visita será feita com um guia-chefe e dez condutores, as pessoas vão se cadastrar e será emitido um voucher com dia e horário da visita”, afirmou.
Fonte: ACrítica