DestaqueNotícias

Meteorologia prevê início de chuvas e clima mais ameno a partir de hoje em MS

Compartilhar:

Os dias em Mato Grosso do Sul poderão ser mais amenos e a população sul-mato-grossense deve se preparar, a partir desta quinta-feira (24), para mudança no tempo – estão previstos chuva em vários locais, sobretudo na parte de baixo do mapa, que poderão amenizar, ao menos um pouco, o calorão.

De acordo com meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Olívio Bahia, áreas de instabilidade podem atingir hoje algumas áreas do Estado, mas a previsão é de que a frente fria seja intensificada na sexta-feira. “O avanço de uma frente fria pode aumentar e intensificar estas áreas de instabilidade amanhã.”

Não descartaria alguns temporais, principalmente na porção Sudoeste e Sul do Estado, e as temperaturas máximas devem dar uma aliviada. Amanhã, já na divisa com Paraguai, e no sábado, a máxima fica mais amenas em outras áreas do Estado, incluindo a Capital.”

Por outro lado, o meteorologista da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), Natálio Abrahão, avalia que as temperaturas não devem cair tanto, ainda que a chuva deva vir. “Estamos monitorando as temperaturas para identificar possível queda de temperatura, mas isso não vai ocorrer este mês.”

“Temos mudanças de tempo sexta-feira, sábado e domingo. Muita chuva, mas nada de frio até dia 4 de abril. Portanto, fica o aviso, tem chuvas e muito no Estado, mas frio, abaixo de 20 graus, não.”

Instabilidade – Hoje encerrava-se aviso do Inmet, que previa tempestades com ventos fortes, de até 100 quilômetros por hora, e cerca de 100 milímetros de chuvas por dia, em municípios das regiões Sudoeste e Leste do Estado.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul), há previsão de instabilidade a partir de hoje, entre tarde e noite, na porção extremo Sul e Sudoeste, por conta de frente fria, deslocamento de cavados e o transporte de umidade pelo jato de baixos nível, vindos do Sul brasileiro.

“Além disso, a formação de um sistema de baixa pressão no Paraguai irá favorecer chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento na porção extremo Sul e Sudoeste do Estado.”

 

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo