DestaqueEsportesNotícias

Corrida Universitária da UCP na fronteira foi liderado por douradenses e teve bonitense no pódio

Compartilhar:
O percurso pelas principais ruas da Capital do Departamento de Amambay foi muito elogiado pelos atletas. O trajeto foi definido por Opi Carvalho, um dos corredores mais experientes do Paraguai e que proporcionou aos corredores uma prova confortável, com algumas subidas e retas longas em regiões planas.

O douradense Caio Pompeu venceu a prova dos 5 quilômetros no masculino e no feminino a competição foi vencida por Luana Veras Ornelas de Pedro Juan Caballero. Já nos 10 quilômetros a vitória do corredor Maurinaldo dos Santos do Clube Indaiá de Dourados com Leonardo Morais da Silva Messias, de Bonito na segunda colocação.

A prova feminina foi conquistada por Gabriela Letícia Rocha de Dourados, seguida por Janine Rodrigues de Oliveira e pela paraguaia Fátima Viviana Romero de Assunção na terceira colocação.

Para o criador do curso de medicina da UCP em Pedro Juan Caballero Karlos Bernardo, a Corrida Universitária serviu para inserir ainda mais a instituição no esporte da fronteira. Segundo Karlos há tempos a universidade vem apoiando o esporte local em várias competições e algumas equipes do Departamento de Amambay já contam com o patrocínio da faculdade e com este evento de nível internacional a UCP se consolida como mais uma empresa a fomentar o esporte local. “Nós trabalhamos com a formação de profissionais de Saúde e o esporte está intimamente ligado a nossa área de trabalho. Incentivar práticas saudáveis é trabalhar da prevenção de doenças e investir em uma melhora qualidade de vida da população”, disse Karlos.

A UCP colocou vários profissionais de Saúde e estagiários do Departamento de Urgência e Emergência para atender os atletas e o evento serviu também para que os estudantes tivessem contato com a medicina esportiva na prática. Com o crescimento das competições esportivas cresce a demanda por profissionais especializados neste tipo de evento.

O douradense Caio Pompeu que venceu a prova dos 5 quilômetros, disse que foi uma das melhores provas que já disputou com vários pontos de hidratação, segurança durante o percurso e toda a assistência pós prova. “São detalhes que fazem toda a diferença para nós atletas e a UCP pensou em tudo e nos deu tranquilidade para competir e fazer uma boa marca”, concluiu ele.

O campeão Pan-americano Elenilson Silva participou da corrida e trouxe vários atletas da escolinha de atletismo que mantêm em Bela Vista. Ele elogiou a iniciativa de Karlos Bernardo em promover o evento e disse que a qualidade da prova no geral não deixou nada a desejar para as grandes competições em nível internacional. “Foi tudo muito bom e preparado com carinho pela universidade. Tivemos toda a assistência antes, durante e depois da corrida e isso é primordial para nós atletas experientes e principalmente para quem está começando. Vamos esperar agora pela segunda edição”, disse Elenilson que é um dos maiores nomes do atletismo brasileiro de todos os tempos.

Fátima Romero que figura na elite do atletismo paraguaio também ficou satisfeita com a competição e prometeu voltar e trazer mais corredores de Assunção. “Já competi em muitos lugares, mas aqui em Pedro Juan Caballero foi diferente. Correr na fronteira e ver a união de brasileiros e paraguaios foi uma experiência incrível. Fiz um passeio com os outros corredores e não sabia se estava no Brasil ou no Paraguai, não há diferença entre as pessoas isso foi muito legal, uma experiência incrível”, contou Fátima.

Fonte: AsseCom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo