CulturaNotícias

Conhecida pelo Carnaval, Corumbá inicia os preparativos para 2022

Compartilhar:

A cidade mais carnavalesca do interior do Brasil ensaia os primeiros passos para uma retomada do carnaval, que deve voltar com toda força e vibração em fevereiro de 2022. 

As 10 escolas de samba começam a trabalhar seus enredos – a maioria já finalizou o samba – e a prefeitura discute o planejamento da organização e estrutura com o governo do Estado, a parceria na divisão dos investimentos. Os tamborins já ecoam pelos barracões, anunciando a volta da folia!

Por conta da pandemia do coronavírus, o Carnaval foi suspenso em todo o Brasil, mas o avanço da vacinação em massa e o controle da doença sinalizam uma possibilidade de realização da grande festa momesca. 

Carnavalescos por natureza, os corumbaenses aguardam com ansiedade a volta à passarela do samba, com a habilidade nos pés e o gingado sensual que vem de berço. Volta, no entanto, que está sendo preparada com muito cuidado e muita segurança.

A Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) definiu em setembro a ordem de desfile das escolas de samba, nos dias 27 e 28 de fevereiro, e discute medidas sanitárias para garantir um Carnaval sem aumento de contaminações pela Covid-19. 

A redução de mortes e de casos e os índices de imunização dão tranquilidade para o retorno, afirma Victor Raphael Almeida, presidente da entidade.  

Mas ele defende algumas restrições: “Vamos ter algumas regras de biossegurança. Uma delas, nesse novo normal, seria o uso de máscaras na avenida, onde a aglomeração atinge patamares de alto grau ”, adianta o carnavalesco. 

“Também estamos analisando como sistematizar a obrigatoriedade da venda de fantasias mediante a apresentação da carteira de vacinação pelo folião. Seria uma medida até para estimular que as pessoas se vacinem, não saia na escola e perde o bonde ”, detalha.

Indústria da folia

A prefeitura de Corumbá prepara o lançamento do Carnaval 2022 e a definição da programação, que deve começar ainda este ano, com rodas de samba no Porto Geral. 

A verba do governo do Estado, ainda não anunciada, custeia parte da estrutura de palcos e de camarotes, de sonorização e os shows, além de uma ajuda financeira às entidades carnavalescas. O município libera R $ 820 mil às 10 escolas e 11 blocos, em três parcelas, a partir de novembro.

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo