De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamedes Luiz Melo, 33.260 descargas elétricas atingiram Mato Grosso do Sul das 14h de quarta-feira (6) até as 9h desta quinta-feira (7).
Campo Grande registra acumulado de 24,4mm de chuva de ontem (6) para hoje (7), acompanhada de raios e rajadas de vento de 50km/h. A temperatura caiu de 35ºC para 25ºC na tarde desta quarta-feira (6).
O temporal causou transtornos na Capital. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), houve quedas de árvores sobre vias públicas, muros, fiações elétricas, construções e carros.
Além disso, também houve dois acidentes envolvendo carro e moto, sem vítimas.
O trânsito também foi afetado com a chuva, com prejuízo ao tráfego de veículos, com semáforos sem funcionar.
Semáforos da 26 de agosto com Calógeras, José Antônio com Mato Grosso, Maracaju com Ernesto Geisel e Duque de Caxias com Tiradentes são alguns dos pontos com semáforos queimados.
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, Dourados registrou acumulado de 23mm; Rio Brilhante 35,2mm; Ivinhema 43,8mm; Ponta Porã 27,6mm e Corumbá 4,5mm.
Vários bairros da Capital ficaram sem energia elétrica durante as chuvas.
A Energisa, concessionária que distribui energia para o Estado, recebe inúmeras ordens de serviço durante temporais.
As chuvas ocorridas em Mato Grosso do Sul nas últimas horas foram suficientes para elevar a umidade relativa do ar, melhorar a qualidade de respiração e provocar leve queda nas temperaturas.
A umidade relativa do ar indicada é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Orientações
A Energisa aconselha que a população mantenha distância de fios caídos em calçadas e acione a concessionária imediatamente através dos números 0800 722 7272 e (67)99980-0698 ou pelo aplicativo Energisa On.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) emite recomendações durante temporais, chuvas intensas ou vendavais:
- Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar
- Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada
- Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio
Previsão do tempo
A previsão para este feriadão de Nossa Senhora Aparecida, de sexta-feira (8) até quarta-feira (13), é de chuva em Mato Grosso do Sul, de acordo com Mamedes Luiz.
As temperaturas máximas devem oscilar de 25ºC a 40ºC, sendo maiores na região do Pantanal.
É comum haver retorno das chuvas na estação da primavera.
Por mais que a previsão é de que a primavera seja pouco chuvosa em Mato Grosso, chuvas devem ser isoladas, irregulares e mal distribuídas, podendo causar transtornos e prejuízos à pessoas e edificações.
Fonte:CE