Desde 26 de fevereiro de 1999, a Subseção Bonito da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) aguardava a sua Sede. Após 22 anos de luta, o Presidente da OABMS Mansour Elias Karmouche e o Presidente da CAAMS José Armando Amado, Diretores da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), Conselheiros Federais e Estaduais entregaram, na noite desta quinta-feira (26), a construção aos advogados e advogadas da cidade.
Fruto de reconhecimento à advocacia bonitense, vários Diretores, membros de Comissões e autoridades prestigiaram a solenidade. Mansour Elias Karmouche presidiu a mesa da noite junto com José Armando Amado Presidente da CAAMS, a mesa ainda contou com o Conselheiro Federal e Vice-Presidente da ESA Nacional Luis Claudio Alves Bito Pereira; Conselheiro Federal e Corregedor-Adjunto da OAB Nacional Luiz Rene Gonçalves do Amaral; a Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina Marta Taques; a Conselheira Estadual Nina Negri; Presidente da Subseção de Bonito Bianca Della Pace Braga Medeiros; Delegado da CAAMS de Bonito Aderbal Luis Lopes de Andrade; a Juíza de Direito de Bonito Pauline Simões de Souza e o Promotor de Justiça Alexandre Estuqui Júnior.
Bianca Medeiros começou a solenidade agradecendo a construção da Sede e apoio da Diretoria. “Fico muito feliz e emocionada de ter, enfim, uma Sede, condizente com a advocacia bonitense. Jamais essa Subseção encontrou o apoio e respaldo que essa gestão deu, que sempre nos atendeu, agora com a entrega dessa construção. Sozinhos somos uma gota, mas juntos somos um oceano. É uma honra contar com todos vocês. A aquisição desse imóvel e a construção foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho Estadual, que sensibilizou de porque Bonito merecia essa Sede. Hoje celebramos a nossa casa. Que continuemos nos sentindo gigantes uns com os outros. Se sintam em casa”.
O Espaço Multiuso da Sede recebeu o nome do Advogado José Aparecido de Oliveira, falecido em dezembro pela Covid-19 https://oabms.org.br/nota-de-falecimento-jose-aparecido-de-oliveira/ Um dos Advogados que mais lutaram pelo espaço em Bonito. Emocionada, Bianca agradeceu os ex-Presidentes da Subseção presentes, chamando-os à frente da mesa, Hérico Monteiro Braga, Gil Marcos Saut e Marcos Piva pela contribuição na criação da Sede. “Doutor José Aparecido foi um dos grandes responsáveis por esse momento, assim como vocês. Eu agradeço enormemente a cada um de vocês por ter colocado um tijolo nessa construção. Que a nossa classe seja sempre recebida como o acolhimento com que fui recebida por vocês. Muito obrigada a todos”.
José Armando destacou o reconhecimento a José Aparecido e lembrou a história da aprovação e construção da Sede. “Essa homenagem foi mais do que justa pelo que ele fez pela Subseção, pela advocacia de Bonito e a luta para que esse prédio fosse construído e comprado, de fato, deixando sua marca aqui. A construção daqui se intensificou devido à 3ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia, que seria aqui, mas a pandemia não deixou. A Sede manteve o estilo bonito, com madeira da cidade, mostrando a preservação e a natureza da região. Eu acompanhei de perto a obra, de 15 em 15 dias eu estava aqui. Nós não lançamos pedras fundamentais, nós entregamos Sedes e todas legalizadas no Cartório. Desde o primeiro mandato trabalhando, todos diretores juntos para as decisões, porque a advocacia merece o melhor. Nós somos uma entidade só”.
O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche comentou sobre a caminhada na OAB/MS resumindo em uma trajetória de êxito, não existindo mais diferença entre Capital e Interior . “Fizemos uma gestão austera, que soube fazer o investimento na advocacia, onde ela mais precisava. Encerramos nossa gestão com cinco anos no azul, talvez seja o maior saldo de caixa da sua história. Uma Casa da Cidadania dessas instalada em cada Subseção acrescenta dignidade e possibilidade de trabalho. A anuidade é para a advocacia. Eu nao vejo mais advogados e advogadas da Capital e do Interior, homens ou mulheres, advogados negros, brancos, qualquer cor, gênero, qualquer tipo de discriminação. É um trabalho coletivo, de todos. Se conseguiu prestígio na sociedade foi graças à união de esforços”.
Ele finalizou: “Essas obras não são nada sem as pessoas, sem a humanidade. Queremos ter Sedes em todas as Subseções. É um trabalho incessante e não vamos parar. Temos certeza que no dia que todos os advogados e advogadas tiveram uma Casa da Cidadania em suas Subseções, nós teremos uma sociedade mais protegida, amparada e as instituições mais sólidas porque um dos papéis principais da OAB é o aprimoramento das instituições”.
Também prestigiaram a cerimônia a Vice-Presidente da CAAMS Silvia Bontempo; Diretor-Tesoureiro da CAAMS Cesar Palumbo Fernandes; Secretário-Adjunto da CAAMS Janaína Pouso; Conselheiros Estaduais Carlos Almeida, Fábio Nogueira e Ildália Aguiar; Presidente da Subseção Bela Vista Jorge de Souza Mareco; Presidente da Subseção Ponta Porã Arnaldo Escobar e o Vice-Presidente Arilthon Jose Sartori Andrade Lima; Presidente da Subseção Jardim Sidnei Escudero; Presidente da Subseção de Rio Brilhante Celso Grotti Vice-Presidente da Subseção Rio Brilhante Antônio Teixeira da Luz Ollé; Presidente da Câmara Municipal de Bonito Edmilson Lucas Rachel; Comandante da Polícia Militar, Tenente Coronel Anderson Luiz Alves Avelar; e Subtenente Da Guia da Brigada Militar Independente.
Membros das Comissões da OAB/MS também estiveram na solenidade, a Presidente da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas Silmara Salamaia e membro da Comissão Pedro Gonçalves; Presidente da Comissão de Assuntos Tributários Daniel Pasqualotto; Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado e a Vice-Presidente Larissa Brandão; Vice-Presidente da Comissão de Diversidade Sexual Henrique Dias; membro da Comissão de Processo Civil Matheus Lazarin.
Ao final do evento, a Subseção promoveu um jantar aos presentes em comemoração à inauguração da Sede, que fica na na Rua Doutor Conrado, Vila Donária, próximo ao Fórum da Comarca.