Ao todo, participaram do processo seletivo mais de 50 propostas que contemplavam as quatro cadeias produtivas priorizadas para o projeto: queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia. Com o encerramento da seleção, os responsáveis pelos roteiros selecionados serão acionados para uma reunião de apresentação da metodologia e das ações e prazos de cada etapa do projeto.
Foram selecionados um empreendimento na Região Norte, um no Nordeste, três no Sudeste e três no Sul. Eles estão localizados em 41 municípios. A iniciativa é uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, aponta que a ideia é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo. “Apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural, o resultado será o fortalecimento dos roteiros, tendo a agricultura familiar como um diferencial. Com isso, também conseguimos diversificar a oferta turística brasileira”, aponta.
A próxima etapa será o diagnóstico e desenvolvimento do plano de ação para cada um dos roteiros selecionados. Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento dos roteiros e experiências. Ao final dos processos de estruturação, a meta é inserir produtos elaborados por pequenos produtores rurais nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos locais que integram o roteiro turístico rural.
Para o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, o turismo rural representa uma ferramenta importante para impulsionar a produção familiar e uma alternativa de renda para o campo. “Quando o turista chega para conhecer a propriedade rural, muitas vezes adquire produtos artesanais e agropecuários produzidos por agricultores familiares, característicos daquela região, conhecidos como produtos associados ao turismo. Isso gera nova possibilidade de renda para os pequenos produtores e proporciona ao turista experiências de consumo que valorizam a história, a cultura e o meio ambiente daquela região”.
Veja os selecionados:
Região Norte
– Rota Amazônia Atlântica (PA)
Cadeia produtiva: Frutos da Amazônia
Região Nordeste
– Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA)
Cadeia produtiva: Queijo e Frutos da Amazônia
Região Sul
– Caminhos do Campo (SC)
Cadeia produtiva: Queijo, Vinho e Cerveja
– Ferradura dos Vinhedos (RS)
Cadeia produtiva: Queijo e Vinho
– Roteiro Farroupilha Colonial (RS)
Cadeia produtiva: Vinho
Região Sudeste
– Agroturismo (ES)
Cadeia produtiva: Queijo, Vinho e Cerveja
– Rota do Queijo – Terroir Vertentes (MG)
Cadeia produtiva: Queijo
– Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira (MG)
Cadeia produtiva: Queijo e Cerveja
Fonte: Agrolink