DestaqueNotíciasTurismo

Pesquisadores implantam ponto de informações turísticas em sítio arqueológico de Aquidauana

Compartilhar:
Equipe de pesquisadores estarão nesta quarta-feira (19) no sítio arquelógico localizado em Piraputanga, distrito de Aquidauana, para terminar a implantação de um ponto de informações turísticas.
A informação é do arqueólogo, Gilson Martins, que integra a equipe de pesquisadores.
Conforme o arqueólogo, os trabalhos no local, que deve se transformar em um museu a céu aberto, estão quase na fase conclusiva.
O sítio arqueológico ganhou repercussão nacional e chegou a ser exibido em programa especial da Rede Globo.
No local, foram encontrados vestígios de povos ancestrais que ocuparam a região há milhares de anos. Entre os artefatos encontrados estão algumas pedras lascadas que, foram usadas como ferramentas por povos caçadores e coletores de alimentos, há mais de 5 mil anos.
Todos os materiais coletados são levados para o Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em um dos arquivos, estão guardadas mais de duzentas mil peças, de várias regiões do estado. A mais antiga, tem 12 mil anos.
Além disso, na área habitada em um passado remoto, a história não é encontrada somente embaixo da terra. Fendas no topo dos morros da região, indicam a existência de quedas d’água, formando córregos, que desembocavam no rio Aquidauana.
Os pesquisadores encontraram ainda, no topo de um dos morros, uma espécie de mirante e observatório astronômico, comparado a um planetário.
Fonte: OPantaneiro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo