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Diferente do ano passado, Páscoa deve movimentar 88% a mais na economia de MS

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O período mais doce do ano está chegando, mas ainda existe muitas dúvidas em relação ao consumo e gastos nesse período, já que vai ser a segunda Páscoa em pandemia. Conforme um levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul (IPF-MS) e Sebrae/MS, a estimativa é que o período deve movimentar 88% a mais na economia sul-mato-grossense. Em termo de valores, será injetado R$ 250 milhões, sendo R$ 136,6 milhões em chocolates e R$ 119,27 milhões em comemorações.

O gasto médio com chocolates e ovos de quem mora no Estado será de R$143,21 contra R$112,76 em 2020. Mais da metade dos consumidores, 56%, comprarão três ou mais chocolates/ovos.  Além disso, 71% disseram que vão às compras, contra 67% no ano passado. Em relação às comemorações a reação é mais significativa, 62% disseram que pretendem comemorar investindo, em média, R$146,88 ao passo em que no ano passado somente 24% iriam comemorar.

Quanto aos presenteados,  62% serão os filhos, 22% afilhados e sobrinhos, 27% presentearão os cônjuges e 12% a si mesmos. Sobre os principais atrativos, estão elencados: o desconto para pagamento à vista (68%), o parcelamento no cartão (41%) e 28% dos entrevistados mencionaram os aspectos variedade e biossegurança do estabelecimento. Quanto às comemorações, 86% o farão em família, preparando a alimentação; 51% pretendem consumir peixe.

A escalada na intenção de compras se justifica por um conjunto de fatores que passa pelo fato de na Páscoa passada o atendimento presencial do comércio ter sido suspenso, devido ao início da pandemia e também à mudança comportamental das famílias. Um indicativo disso é que 77% disseram que pretendem comprar em lojas físicas.

A pesquisa também mostra que os maiores gastos médios com chocolates serão em : Coxim (R$168,97), Ponta Porã (R$147,17) e Três Lagoas (R$146,60) e quanto às comemorações, ficarão nesta ordem: Coxim (R$221,76), Bonito (R$183,03) e Três Lagoas (R$157,76). As expectativas mais otimistas, de que o ano de 2021 será melhor que 2020  se concentraram em Corumbá e Dourados.

“Em relação ao comportamento dos consumidores, com grande expectativa de compras em lojas físicas é importante que os empresários estejam atentos, principalmente nos dias que precedem a data, sobre como vai organizar as logísticas de biossegurança para esse consumidor e também para as pessoas que vão comemorar em casa, mais de 80%. O empresário deve se perguntar: quem vai preparar os alimentos, como vou comunicar e quais pratos especiais vou oferecer nesta data. Será importante também reforçar as redes sociais e apostar em linhas especiais, como zero lactose, fitness e orgânicos”, diz a economista do Sebrae MS, Vanessa Schmidt.

 

Fonte:Acritica

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