InteressesMeio AmbienteNotícias

Site elege a brasileira jabuticaba como a 10ª melhor fruta do mundo; veja ranking

Compartilhar:

O TasteAtlas, site colaborativo que reúne informações sobre comidas, bebidas e restaurantes de todo o mundo, atualizou nesta segunda-feira, 17, o ranking das 100 melhores frutas do mundo –e uma delas é brasileira. Com avaliação 4,5 estrelas (de 5), a jabuticaba ficou em 10º lugar na lista.

A primeira colocada no ranking é a grega rodakina naoussas, um tipo de pêssego, que tem 4,7 estrelas. A jabuticaba já chegou a ficar em segundo lugar no ranking, em 2023, perdendo apenas para o mangostão, de origem asiática.

A jabuticaba é conhecida por ter uma polpa doce e saborosa, mas a riqueza nutricional da fruta está na casca. Ela é rica em antioxidantes, tem vitaminas C e do complexo B, minerais como ferro, magnésio e potássio e é fonte de pectina, uma fibra que auxilia as “bactérias do bem” do intestino.

A jabuticaba pode ser consumida inteira, em sucos, geleias e outras preparações. O suco de jabuticaba é uma forma simples de inserir a fruta na alimentação.

Conheça as cinco melhores frutas no ranking da TasteAtlas:

Rodakina naoussas
De origem chinesa, a rodakina naoussas é um tipo de pêssego cultivado na vila de Naoussas, na ilha de Paros, na Grécia, e se tornou uma das frutas mais populares do país. Segundo o TasteAtlas, o clima e o solo locais favorecem o seu cultivo. Assim como a jabuticaba, é uma fruta doce.

Truskawka kaszubska
A truskawka kaszubska é um tipo de morango cultivado nos distritos de Kartuski, Kościerski e Bytowski, na Polônia, muito usado nos preparos de bolos e doces em geral. De acordo com o TasteAtlas, a fruta se destaca pelo alto teor de açúcar, com sabor doce, aromático e bem equilibrado.

Mandarin chiou
A mandarin chiou chama atenção por ser uma das mais aromáticas do mundo, segundo o TasteAtlas. O cheiro é tão forte que fez com que a ilha de Quios, onde a fruta é tradicionalmente cultivada, ganhasse o apelido de “Myrovolos” (“a ilha perfumada”). É também uma fruta muito doce.

Portokalia maleme chanion kritis 
A portokalia maleme chanion kritis é um tipo de laranja cultivada na Chania, cidade localizada na ilha de Creta, na Grécia. A fruta se destaca pelo sabor e fragrância únicos e pelo formato grande, alongado e firme.

Cítricos valencianos
Os cítricos valencianos são uma categoria que inclui três frutos: a laranja, a tangerina e o limão. Eles são cultivados nas províncias de Castellón, Valência e Alicante, localizadas na Comunidade Valenciana, na Espanha. Diferentemente das demais frutas mais bem posicionadas no ranking, são cítricos e têm como uma de suas principais características a acidez. Também são famosos pela fragrância, cor e sabor intensos.

Fonte:Terra

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo