As imagens registradas nesta sexta-feira (22) em um dos decks localizado no Recanto Ecológico Rio da Prata, passeio de flutuação em Jardim, impressionam por suas águas cristalinas submergindo o local.
O grande volume de chuva que atingiu a região nesta semana proporcionou esse novo registro. Porém, esse cenário é reflexo da mata ciliar conservada e por estar dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, uma tipo de Unidade de Conservação.
Quando chove muito, o rio da Prata enche, ocasionando o represamento e aumentando assim o nível de água do rio Olho D’Água.
Mas por que as águas continuam tão cristalinas?
O rio Olho D’Água, onde acontece o passeio de trilha e flutuação, só se mantém cristalino devido à preservação das suas matas ciliares mostrando o quão importante é a implantação das Unidades de Conservação como a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, no qual o atrativo está inserido.
Quando estas matas são mantidas, há menos erosão nas margens e consequentemente menor carreamento e deposição de sedimentos nas águas. Por isso, mesmo diante de enchentes e chuvas fortes, a água do rio Olho D’água permaneceu tão transparente.
O vídeo foi registrado pelo colaborador Fernando Maidana na manhã desta sexta-feira.
Fonte:BN