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Quer renegociar as suas dívidas? Governo permite fazer isso em site até o dia 29

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Está com dívidas até o pescoço e quer sair dessa situação? O Governo Federal anunciou que criou uma área no site consumidor.gov.br exatamente para esse fim. Normalmente voltado para reclamações de consumidores, o portal terá uma área, até o próximo dia 29, para que o endividado consiga conversar com os seus credores e chegar a um acordo. A ação faz parte da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira.

De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a plataforma permite que os brasileiros que tenham dívidas com empresas parceiras consigam, de forma simples, resolver os problemas, sem necessidade de processos judiciais.

Para isso, diversas instituições aderiram ao programa, de forma voluntária, para trazer mais agilidade e facilidade para os consumidores, tendo em vista que o processo é feito totalmente pela internet.

A plataforma funciona como uma espécie de intermediadora em que o devedor sinaliza que quer renegociar uma dívida e a empresa, por sua vez, oferece condições facilitadas para pagamento.

Durante o processo, tanto o devedor quanto a empresa credora podem se comunicar para chegar em um acordo que esteja bom para as duas partes.

Segundo a Secretaria, já estão cadastradas empresas de vários setores, como operadoras de telefonia, de internet, transporte aéreo, comércio eletrônico, vestuário, água e energia.

A pasta também afirma que o portal não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam prestando atendimento por meio dos canais tradicionais e os digitais, mas surge como uma alternativa durante a pandemia.

Devo, não nego, mas renegocio
Para fazer um acordo, primeiro é preciso ver se a empresa credora firmou parceria com o portal. Para isso, acesse o site da iniciativa e clique em “empresas participantes”. Desta forma, o site deve exibir uma lista com as instituições disponíveis, separadas pelas áreas de atuação.

Caso a empresa interessada esteja na lista, basta se cadastrar no site e formalizar o pedido de renegociação indicando a empresa em que a dívida está ativa. “Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo ‘Problema’ a opção ‘Renegociação/parcelamento de dívida’”, alerta a secretaria.

Feito isso, no campo “descrição da reclamação”, o internauta precisa informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos e concluir a operação. Com isso, informa o órgão, as empresas têm até 10 dias para responder o consumidor, tendo ele mais 20 dias para fazer uma réplica e avaliar se o atendimento foi adequado.

“A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor entende que, nesse momento difícil para muitos brasileiros, em virtude do coronavírus, a estratégia de renegociação de dívidas poderá constituir uma iniciativa muito importante para a redução do endividamento do brasileiro”, afirma Pedro Aurélio da Silva, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

Fonte: CNN

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