DestaqueMeio AmbienteNotícias

Queimada já destruiu 550 hectares de área de conservação de nascentes no Pantanal de MS

Compartilhar:

A queimada que desde o fim de semana atinge o Parque Estadual das Nascentes do Taquari, no Pantanal de Mato Groso do Sul, já destruiu 550 hectares de vegetação da área de conservação. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas já foram controladas em uma região através do contrafogo e a brigada, mas continuam em outros pontos.

Nos locais aonde ainda há chamas, não há visão aérea, o que impede o combate com aviões. No entanto, eles estão apostos para voarem assim que for possível. Na vegetação de cerrado há mais fogo do que no Pantanal.

O Parque Estadual das Nascentes do Taquari fica em Costa Rica e Alcinópolis, na divisa com o Mato Grosso. Tem nascentes de importantes rios que compõem o Pantanal, fica na transição entre as vegetações de cerrado e Pantanal, integra a bacia hidrográfica do Araguaia e é um dos importantes corredores naturais de biodiversidade.

Bombeiros, brigadistas do parque e funcionários de fazendas trabalham para controlar as chamas.

Corumbá
Desde o início do ano o Pantanal tem sofrido com os incêndios e por causa disso o governo do estado decretou situação de emergência e aeronave do Exército foi usada para ajudar. O tempo seco ajuda a alastrar o fogo.

Dados divulgados pelo Ibama, obtidos pelo Sistema de Alerta de Queimadas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através de imagens de satélites, mostram que, de 1º de janeiro até 31 de agosto deste ano, 1,081 milhão de hectares do Pantanal sul-mato-grossense já tinham sido queimados.

 

Fonte:G1MS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo