O Posto de Controle de Monitoramento montando na entrada do município pela MS-178, sentido Guia Lopes da Laguna, será mantido durante o final de semana e feriado. A medida foi anunciada pela secretária de Saúde, Lívia Maria Oliveira, em entrevista a rádio Bonito FM na manhã de quinta-feira (3).
“Levando em conta o aumento do fluxo de pessoas na cidade durante o feriado prolongado, entendemos que é melhor continuar a barreira, porque ali é feita a primeira triagem, por assim dizer, dos visitantes. Os profissionais foram capacitados para fazer a aferição de temperatura de quem chega e uma breve entrevista sobre como está a saúde de cada um, afim de identificar casos suspeitos”, detalha Lívia.
O secretário de Turismo e presidente do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Bonito, Augusto Mariano reforçou ainda que a barreira é apenas uma das medidas de segurança adotadas pelo município e que cada meio de hospedagem e atrativo também realizam os procedimentos para identificação de casos suspeitos. “Nós temos sete protocolos de biossegurança, divididos por segmentos e todos são muito criteriosos quanto a saúde dos visitantes. É muito importante reforçar inclusive, que até agora nenhum caso suspeito foi identificado nas barreiras ou por algum desses locais”, afirma.
Montada no dia 12 de agosto, a barreira fiscalizou até esta quinta-feira (3) 8,1 mil veículos e 14,3 mil pessoas passaram por entrevista e aferição de temperatura. As barreiras estavam funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas e devido ao feriado prolongado, será mantida neste final semana.
Casos positivos
Conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde, Bonito registra nesta sexta-feira (4), 420 casos confirmados de Covid-19 e 5 óbitos. Outros 22 casos seguem sob suspeita.
A Secretaria Municipal de Saúde, porém confirmou mais um óbito que ainda não costa no boletim, totalizando 6 no município. “Paciente sexo masculino, 41 anos, com câncer e Covid, proveniente do Hospital do Câncer de Barretos, ocorreu na terça-feira (1). A morte não consta no boletim porque o Hospital de SP ainda não tinha atualizado os dados da transferência”.
Fonte:PMB