O Instagram permite fazer uma série de ajustes de privacidade para manter o perfil a salvo de stalkers e seguidores indesejados. Por outro lado, informações como status da atividade no Direct, fotos nas quais você foi marcado e confirmação de leitura em mensagens privadas (DMs) são facilmente acessíveis aos seus amigos da rede social, o que pode incomodar os mais reservados.
A boa notícia é que possível ocultar, parcial ou completamente, a maioria dessas informações de forma nativa. Em outros casos, é preciso recorrer a aplicativos externos. Na lista a seguir, confira cinco coisas que o Instagram pode revelar aos seus seguidores e saiba como protegê-las.
1. Quem você segue e quem te segue
Logo ao lado da foto de perfil, o Instagram informa o número de contas que você segue e que seguem você. Ao clicar sobre os campos “Seguidores” e “Seguindo”, o usuário tem acesso à lista completa e pode ver quem é cada uma dessas pessoas. Embora a rede social não permita esconder essas informações dos seus amigos, é possível ocultá-las para estranhos. Para isso, basta tornar o perfil privado.
2. Quando você está online no Direct
O Instagram mostra se você está online no Direct – a seção de conversas da rede social — e a hora em que acessou as mensagens pela última vez. Ao contrário do WhatsApp, que não permite desabilitar o aviso de online de forma nativa, o Instagram oferece a opção de desativar o chamado “Status da Atividade”. Com isso, seus amigos não saberão se você está disponível para conversas, o que te dá a liberdade de respondê-los quando quiser.
Para remover o rótulo de online, basta acessar as Configurações, tocar em “Status da Atividade” e desabilitar a opção. Vale lembrar que o recurso é uma via de mão dupla: se você desativar o status da atividade, não poderá ver quando outras pessoas estão online e a última vez que visualizaram uma mensagem.
3. Quando você tira print de uma foto enviada por DM
Nem todos sabem disso, mas o Instagram avisa quando você tira print de imagens autodestrutivas enviadas por mensagem direta (DM). O recurso, presente no Snapchat, serve para alertar o remetente de que houve uma quebra de privacidade no momento em que o conteúdo de visualização única foi registrado pelo destinatário.
Quanto aos demais tipos de print no Direct, não se preocupe: conversas e fotos permanentes não acionam alerta de captura de tela quando printadas. Além disso, também é possível registrar Stories e fotos do feed à vontade, sem ser dedurado pelo aplicativo.
4. Quando você visualiza uma mensagem no Direct
O Instagram acusa confirmação de leitura assim que uma mensagem é visualizada no Direct. Ao contrário do WhatsApp, que permite desativar o recurso, a rede social de fotos não oferece essa opção de forma nativa. Quem quiser ler mensagens escondido precisará recorrer a aplicativos externos, como o Unseen. Disponível para celulares com Android, o app deixa o usuário “invisível” durante a navegação pelas conversas do Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp.
5. Quando você é marcado em fotos de outros amigos
O recurso de marcação de fotos pode ser bastante inconveniente quando algum amigo publica um clique seu que não ficou tão bom. Para muitos, esse incômodo é ainda mais intenso no Instagram, que reserva uma aba do feed especialmente para as fotos marcadas.
Felizmente, a rede social permite ocultar os cliques mais desfavoráveis, tornando-os invisíveis para os visitantes do perfil. O procedimento é simples: primeiro, abra a aba de marcações e encontre a foto desejada. Após abrir a imagem em tela cheia, toque no menu de três pontos e selecione “Ocultar opções”. Por fim, toque em “Ocultar no perfil”. Você também pode remover a marcação, se desejar.
Outra alternativa é ativar o gerenciamento manual de marcações. Com isso, em vez de as imagens aparecerem automaticamente no seu perfil, será preciso aprovar as marcações. O recurso pode ser acessado a partir do menu de Configurações > Privacidade > Tags. É possível escolher também quem está habilitado a te marcar em fotos: todos, pessoas que você segue ou ninguém.
Fonte:TechTudo