Agosto abre mais um período com elevação de temperatura e sem expectativa de chuva em Mato Grosso do Sul. Assim, estima-se que a umidade relativa do ar fique abaixo de 30% à tarde com picos mínimos de 20%, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
A baixa umidade acende o alerta para os riscos à saúde e também ao meio ambiente, em razão de queimadas nas áreas urbanas e incêndios florestais. Para enfrentar a secura, a orientação é ingerir muito líquido, redobrar atenção com idosos e crianças, evitar exercícios entre 11h e 15h, evitar exposição à luz solar em horário de pico, procurar umidificar ambientes e evitar aglomerações.
O inverno continuará quente, pelo menos nas duas primeiras semanas de agosto, em grande parte de Mato Grosso do Sul. Na segunda quinzena é esperada chuva, mas abaixo da média e apenas na metade sul do Estado. Em Campo Grande as temperaturas seguem amenas, entre a mínima de 18°C e máxima de 30°C. As temperaturas mais altas serão registradas nas regiões Norte e Pantanal.
Fontes: Cemtec/Semagro e Somar Meteorologia