NotíciasSaúde

Município obriga uso de pulseiras para identificar quem tem covid-19

Compartilhar:

A Prefeitura de Água Clara, publicou ontem (28) em diário oficial, decreto obrigando pessoas que estiverem com covid-19, ou sob suspeita da doença, a utilizar pulseiras coloridas para identificação.

De acordo com o decreto, o protocolo começa com pacientes que apresentarem sintomas gripais atendidos no “Centro de Atendimento Especializado ao COVID-19”, que é um anexo ao Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, na Rua Francisco Vieira, Jardim Nova Água Clara.

Após o exame, os que apresentarem “suspeita de contaminação” com o novo coronavírus, serão identificados por uma pulseira amarela. Já as pessoas que obtiverem resultado positivo para o teste, serão diferenciadas a partir de uma pulseira vermelha.

Para entender os detalhes do decreto, a reportagem tentou contato por telefone a Sesaup (Secretaria Municipal de Saúde Pública), mas o secretário, Rondiney Ribeiro da Silva, não atendeu a ligação.

Apesar disso, a assessoria do prefeito Edvaldo Alves de Queiroz (PDT), informou que, depois de conversas e da polêmica instalada na cidade, o decreto foi revisto e deve ser revogado ainda hoje.

“[A Saúde] decidiu inicialmente que haveria isso porque um confirmado daqui da cidade foi na casa do vizinho, tomou café e não falou nada. Aí tiveram essa ideia, mas que vai ser revogada hoje, já que não vai haver muita garantia, não tem nenhum dispositivo para mapear, a pulseira é muito frágil”.

Também foi afirmado que os pacientes positivados continuarão assinando termo, e sendo mapeados pela vigilância como forma de controlar quem está com a doença.

Precaução – Com objetivo de evitar o contágio e propagação do coronavírus, o mesmo decreto também especifica toque de recolher das 20h às 5h, uso obrigatório de máscara e proibição de eventos e aglomerações.

Segundo boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Água Clara possui 23 casos confirmados de covid-19, sendo que apenas 7 já foram curados. Apesar disso, a assessoria do prefeito fala em 14 pessoas curadas da doença, o que pode ser justificado pelo atraso no repasse de informações.

O município possui 15.522 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo