Imagens de satélite mostram antes e depois de cidade destruída por tornado no Paraná

Cerca de 90% dos imóveis em Rio Bonito do Iguaçu (PR) foram destruídos, segundo a Defesa Civil. Seis pessoas morreram e mais de 700 precisaram de atendimento médico.

Imagens de satélite mostram a dimensão da destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, após a passagem de um tornado na sexta-feira (7). O fenômeno matou seis pessoas e destruiu 90% dos edifícios da cidade, segundo a Defesa Civil.

Alguns dos registros foram feitos por satélites Planet e processadas pelo laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os outros são cortesia da Vantor e foram divulgados pela Reuters.

As fotos mostram o contraste entre a cidade antes e depois do evento climático. Telhados arrancados, casas totalmente destruídas e ruas cobertas por destroços mostram a força do tornado, classificado na categoria F3 com ventos que chegaram a até 250 quilômetros por hora, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). 

Antes e depois de Rio Bonito do Iguaçu, cidade destruída por tornado no Paraná — Foto: Vantor/Reuters

O professor e pesquisador Humberto Alves Barbosa, fundador do Lapis, explica que há um claro contraste entre as duas imagens, com “uma área mais afetada muito visível comparando antes da passagem do tornado”.

Fonte: G1

Related posts

Turismo de MS é guiado pela natureza por meio de trilhas, rios e contemplação de aves

Em Brasília, Bonito é destaque nacional e vence o Prêmio Lixo Zero

Na contramão do País, MS vê triplicar a adesão de produtores ao seguro rural