Ibama institui programa que estimula observação da fauna silvestre em vida livre

Idealizado pela Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBFlo), por meio da Coordenação de Monitoramento de Uso Sustentável da Fauna e da Biodiversidade (Cofap), o programa será executado pelo Serviço de Atividades da Sociobioeconomia (Sebio) e terá sua cerimônia de lançamento no dia 19 de setembro. Ele nasce com o propósito de estimular atividades de observação da fauna silvestre em vida livre. Mais do que contemplar aves, mamíferos, répteis ou insetos em seu habitat, a proposta é fortalecer a cultura da conservação, abrir novas oportunidades de renda e valorizar os saberes das comunidades locais.

Com alcance nacional, o Caminhos da Biodiversidade convida estados, municípios e instituições de pesquisa a estruturarem planos de observação que conectem ciência, turismo de base comunitária e proteção da fauna. Entre os objetivos específicos, destacam-se: combater o tráfico de animais silvestres; incluir grupos sociais historicamente vulnerabilizados nos processos de gestão ambiental; consolidar o turismo de observação como instrumento de preservação; e registrar projetos prioritários em plataformas de monitoramento geoespacial, como a Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental (Pamgia).

Incentivando a integração

Na prática, isso significa criar redes de cooperação em todos os biomas, mapear áreas de ocorrência de espécies migratórias e endêmicas, incentivar parcerias com universidades e apoiar projetos que transformem espécies-bandeira em símbolos de conservação. Para cada plano será exigido o envolvimento direto das comunidades locais, reforçando o protagonismo de quem vive e protege a biodiversidade no dia a dia.

O Ibama também prevê a criação de instrumentos de certificação para reconhecer e valorizar iniciativas comunitárias que já promovem turismo sustentável. Assim, além de gerar emprego e renda, o programa se propõe a ampliar a consciência ambiental e aproximar brasileiros e visitantes, de todas as origens, da riqueza natural do país.

Com o Caminhos da Biodiversidade, o Ibama reafirma sua missão de proteger o patrimônio natural do Brasil, um país de sons, cores e movimentos. Trata-se de uma política pública que conduz à preservação da fauna e abre a possibilidade de construir futuros mais justos, equilibrados e sustentáveis.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015

Related posts

La Niña fraca pode se formar até fevereiro, alerta Organização Meteorológica Mundial

MS registra menor número de incêndios desde 1998

MS reforça atuação dos Bombeiros com entrega de novas viaturas e formatura de oficiais e soldados temporários