‘Fronteira Guarani’: espetáculo gratuito em SP exalta pluralidade da música sul-mato-grossense


Show com Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos será realizado na Caixa Cultural

O espetáculo inédito “Fronteira Guarani”, um concerto de artistas de Mato Grosso do Sul que possuem uma unidade sonora, será apresentado na CAIXA Cultural São Paulo, na capital paulista, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, a partir das 19h. Os ingressos são gratuitos e limitados a um por pessoa.

Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos (Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira com o convidado Raphael Vital na viola) mesclam polca com rock e guarânia com reggae, fazem rap em guarani e refletem o caldeirão de influências culturais da fronteira sul-mato-grossense em confluência com os vizinhos Paraguai e Bolívia.

Todos os artistas envolvidos vem atuando em seus respectivos trabalhos solos e desde 2024 e se reúnem em um mesmo palco trazendo composições com letras focadas na tradução do jeito de ser do sul-mato-grossense fronteiriço, no alerta para a natureza ameaçada do Pantanal e do Cerrado e na denúncia de violência contra os povos originários.

“O show Fronteira Guarani é uma união de sonoridades e narrativas. Timbres de viola e rima em guarani, reggae e guarânia num espaço de fortalecimento de auto estima e de pertencimento das raízes sul-mato-grossenses e fronteiriças, a partir da vivência e do lugar de fala de cada um”, diz Marina Peralta, atriz e diretora musical do espetáculo.

Alzira E é uma das pioneiras da música fronteiriça sul-mato-grossense, a desenvolvendo desde os anos 1970. As canções da artista já foram gravadas por nomes importantes da Música Popular Brasileira como Ney Matogrosso, Itamar Assumpção e Zélia Duncan e, nos últimos anos, Alzira vem se consolidando como uma das compositoras de maior prestígio do país.

Sua obra se torna referência para vários artistas, como o próprio Hermanos Irmãos. O grupo, formado pelos precursores da “polca-rock” Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, possui um trabalho voltado para a releitura de clássicos da música regional de Mato Grosso do Sul e suas composições exploram o universo do ritmo ternário comum em todo território guaranítico, unindo musicalmente Brasil, Paraguai e Argentina. O Hermanos Irmãos leva ao palco como convidado especial o violeiro Raphael Vital, destaque entre a nova geração de músicos sul-mato-grossenses.

Marina Peralta e Brô MCs representam uma nova maneira de traduzir a fronteira guarani, trazendo para o universo musical de Mato Grosso do Sul a batida do rap e a cadência do reggae. “Agradece” se tornou um hit na rede mundial e abriu caminho para Marina Peralta transformar-se em uma das artistas em grande ascensão da música brasileira, com milhões de acessos nas plataformas digitais.

O Brô MCs é o primeiro grupo de rap indígena do Brasil e o primeiro do mundo a cantar em sua língua nativa. Formado por Bruno Vn, Clemerson Clebs, Charlie CH, Kelvin M’baretê e DJ Jhon, suas letras cantadas em português e guarani retratam a realidade indígena da fronteira brasileira, especialmente dos Guarani Kaiowá, das comunidades Jaguapiru e Bororó, onde vivem os integrantes do grupo, em Dourados (MS). O grupo marca a história do país, já tendo se apresentado no Grammy Latino, em Miami, além dos maiores festivais do Brasil, combinando com Alok, Xamã e Marina Peralta.

Serviço:
Espetáculo: Fronteira Guarani
Data: 31 de outubro e 1º de novembro, às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111, Centro de São Paulo – SP
Ingressos: Gratuitos e distribuídos 01 hora antes do início do espetáculo, limitado a 01 ingresso por pessoa
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Fones anti ruídos disponíveis para público autista

Fonte: AlmaPreta

Related posts

Turismo de MS é guiado pela natureza por meio de trilhas, rios e contemplação de aves

Com presença de Frei Gilson, Governo de MS celebra 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Em Brasília, Bonito é destaque nacional e vence o Prêmio Lixo Zero