terça-feira, 20 outubro, 2026 15:12
Home MancheteExposição revela como seriam os outros hinos de Mato Grosso do Sul

Exposição revela como seriam os outros hinos de Mato Grosso do Sul

de Redação Bonitonet
0 comentários

Letras e partituras composições que disputaram para ser o hino oficial de Mato Grosso do Sul estarão em uma exposição que abre nesta quarta-feira (21), às 18h, no Arquivo Público Estadual. A entrada é gratuita.

Com o nome “Muito Além do Acorde Final – Ensaios e Versos do Hino Sul-Mato-Grossense”, a mostra apresenta documentos de um concurso nacional realizado em 1978, antes da instalação oficial do Estado, para escolher a bandeira, o brasão e o hino de MS.

As composições foram encontradas durante pesquisas do Arquivo Público Estadual, que começaram após a equipe perceber a falta desses documentos em uma exposição realizada em 2024.

“No ano de 1978, antes da instalação oficial do estado, foi lançado o Concurso Nacional de Símbolos de Mato Grosso do Sul, visando a escolha da bandeira, brasão e hinos estaduais. Durante a exposição ‘Os Celeiros de Farturas’ (2024) nos chamou a atenção a ausência da documentação de hinos concorrentes, bem como a não localização dos trabalhos concorrentes”, explica o coordenador do Arquivo Público Estadual, Douglas Alves da Silva.

Os hinos foram enviados por participantes de várias regiões do Brasil. A maioria já teve seus autores identificados. Alguns documentos possuem apenas as letras, enquanto outros também trazem partituras.

Na época, sete composições chegaram à avaliação da Funarte (Fundação Nacional de Artes), mas nenhuma foi escolhida. O hino oficial acabou sendo criado pelo maestro Radamés Gnattali, responsável pela melodia, com letra de Jorge Antônio Siufi e Otávio Gonçalves Gomes.

A previsão é que, em 2027, quando Mato Grosso do Sul completar 50 anos de criação, o Arquivo Público lance um catálogo com as composições encontradas.

Na abertura da exposição, também será exibido o documentário Raízes em Canção – A História do Hino de Mato Grosso do Sul, dirigido por Gabriela Dias e Douglas Alves da Silva.

A exposição abre nesta quarta-feira (21), às 18h, no Arquivo Público Estadual, no segundo andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. A entrada é gratuita.

Fonte:Campo Grande news

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00