segunda-feira, 8 dezembro, 2025 03:39
Home EducaçãoExpedição Alma Pantaneira inicia atendimentos nos dois lados do Pantanal e já soma mais de 800 procedimentos no primeiro dia

Expedição Alma Pantaneira inicia atendimentos nos dois lados do Pantanal e já soma mais de 800 procedimentos no primeiro dia

de @bonitonet
0 comentários

Ação leva assistência médica, odontológica, social e veterinária a comunidades isoladas do Pantanal de MT e MS

A Expedição Alma Pantaneira deu início, nesta segunda-feira (20), a mais uma jornada de solidariedade e cuidado pela maior planície alagável do planeta. Em seu primeiro dia de atendimentos, a expedição realizou mais de 800 procedimentos médicos, odontológicos, veterinários e sociais em Porto Jofre (MT) e na Escola das Águas Santa Mônica (MS), dois pontos estratégicos do Pantanal.

A equipe, composta por médicos, dentistas, veterinários, pesquisadores e voluntários, partiu de Campo Grande com destino a Cuiabá e alcançou os dois polos de atendimento na noite de domingo (19), iniciando as atividades logo nas primeiras horas da manhã seguinte.

Entre as histórias marcantes deste primeiro dia está a de uma mulher grávida de oito meses que ainda não havia passado por nenhum médico nem realizado ultrassonografia ou exames pré-natais durante a gestação. O exame feito pela equipe da expedição revelou que o bebê está bem e em desenvolvimento saudável.

“Para quem mora na cidade, esse exame parece simples e até fácil de fazer. Para quem vive no Pantanal, as distâncias e as dificuldades do caminho podem complicar uma gestação, por exemplo. Estar aqui com equipamentos de ponta faz toda a diferença”, explica o médico Waldir Albaneze.

Outro caso que chamou a atenção foi o de uma criança com obstrução no ouvido, que pôde ser tratada por um dos médicos especialistas presentes na ação.

O dia também foi marcado pela experiência do acadêmico de medicina da UFGD Renan Felipe Sampaio Moreira, que realizou sua primeira consulta pantaneira durante a expedição.

“Um garotinho de quatro anos, com dores abdominais, pôde ser atendido por nossa equipe. Para ele chegar à cidade seria demorado, e com dor tudo fica ainda mais difícil. Cuidar dele em um consultório improvisado, em uma sala de aula de uma escola da região, foi emocionante”, comenta Renan.

Ao seu lado, o médico cirurgião Ricardo Staut, veterano da Alma Pantaneira, acompanhou tudo de perto.

“Tenho certeza de que essa experiência fará dele um médico melhor e mais humano. Estar aqui é uma oportunidade muito especial”, afirma o cirurgião.

A expedição segue até o início de novembro, cruzando rios, estradas de terra e longos trechos alagados para levar assistência médica, odontológica, veterinária e ações de pesquisa científica a famílias pantaneiras que vivem isoladas pelas distâncias e pelos desafios da região. Também estão sendo distribuídos roupas, brinquedos e até aparelhos de inalação.

A Alma Pantaneira é uma iniciativa voluntária que une profissionais de diversas áreas em prol da saúde e do bem-estar das comunidades pantaneiras, reforçando o compromisso com a solidariedade e a preservação da vida no coração do Brasil.

Fonte: InstitutoAlmaPantaneira

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00