Dia do Nelore: conheça Karvadi, o touro que mudou a pecuária brasileira

O Nelore é, sem dúvida, a espinha dorsal da pecuária de corte brasileira. Presente em cerca de 80% do rebanho nacional, segundo a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a raça se consolidou como símbolo de produtividade, rusticidade e adaptação ao clima tropical. No dia 17 de julho, data em que se celebra o Dia Nacional do Nelore, produtores, criadores e apaixonados pela raça aproveitam para homenagear não apenas a trajetória da seleção genética no país, mas também os animais que marcaram época, como o lendário Karvadi.

Karvadi: o touro indiano que virou lenda no Brasil

Importado da Índia em 1963, Karvadi chegou ao Brasil já com fama: era campeão em competições de tração, respeitado por sua força e imponência. Mas foi na pecuária brasileira que ele se consagrou como um divisor de águas no melhoramento genético do Nelore.

Com uma impressionante formação racialalta fertilidade e estrutura robusta, Karvadi se destacou entre os primeiros animais a compor os programas de seleção no país. Sua genética influenciou gerações: atualmente, estima-se que sua linhagem esteja presente em 13 dos 15 milhões de Nelores puros existentes no Brasil.

Imortalizado no Museu do Zebu, em Uberaba

Após sua morte, em 1972, Karvadi foi embalsamado e transformado na principal atração do Museu do Zebu, em Uberaba (MG). O espaço preserva sua história e serve como ponto de encontro para quem deseja conhecer a origem da raça que sustenta a pecuária de corte brasileira.

Fonte:Canal Rural

Related posts

Duty free brasileiro cresce na região de fronteira e compete com as compras no Paraguai

MS se destaca no agro e entra no top 5 das exportações de soja e milho

Por que decisões do produtor influenciam o preço da arroba do boi ao longo do ciclo pecuário