Curta premiado de MS estreia em plataforma gratuita de cinema brasileiro

A partir desta sexta-feira (25), o curta-metragem sul-mato-grossense ‘De tanto olhar o céu gastei meus olhos (2018)’, da diretora e roteirista Nathália Tereza, passa a integrar o catálogo do Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. O filme é um dos 8 curtas premiados selecionados para esta nova leva de lançamentos, que inclui produções de seis estados em gêneros como drama, documentário e terror.

O drama, que teve cenas gravadas na Feira Central e nas ruas da Vila Jacy, em Campo Grande, retrata a história dos irmãos Luana e Wagner, que recebem uma carta inesperada do pai ausente após anos de abandono. Enquanto Wagner acredita na possibilidade de redenção paterna, Luana mantém o ceticismo e a dor da ausência. Com atuações intimistas, o filme propõe uma reflexão sobre os vínculos familiares, a ausência e os sentimentos contraditórios causados pela tentativa de reconexão.

Enredo se passa em Campo Grande e gira em torno dos irmãos Luana e Wagner (Imagem: Reprodução)

De tanto olhar o céu gastei meus olhos foi destaque no circuito de festivais, recebendo o Prêmio Canal Curta! e Porta Curtas no 28º Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, em 2017, além de ter sido indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2018.

O curta é um dos destaques da nova seleção do Itaú Cultural Play, que busca valorizar o audiovisual nacional com acesso gratuito a produções de diversas regiões do Brasil. Entre os demais títulos que estreiam na plataforma estão o potiguar Sideral (2021), que concorreu em Cannes; o documentário piauiense Sertão, América (2023); o catarinense (sub)urbana (2023), premiado por sua abordagem sobre identidade de gênero e raça; o terror cearense Estilhaços (2021); e os documentários Cidade entre rios (PI, 2021) e Tingo Lingo (RN, 2018). Também integra a leva a animação paranaense Tango (2016), inspirada em Franz Kafka.

O Itaú Cultural Play é uma iniciativa do Instituto Itaú Cultural para democratizar o acesso ao cinema nacional e dar visibilidade a produções de diferentes partes do Brasil. A plataforma é gratuita, sem mensalidade, assinatura, aluguel ou cobrança para assistir aos conteúdos. Basta se cadastrar com nome, e-mail e data de nascimento para começar a navegar pelo acervo, que inclui filmes, séries, animações e festivais.

O acesso pode ser feito pelo site www.itauculturalplay.com.br, por smart TVs, aplicativos móveis (Android e iOS) e via Chromecast. Também há integração com serviços como Claro TV+ e Watch Brasil.

Related posts

Com presença de Frei Gilson, Governo de MS celebra 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Casa do Artesão de Campo Grande tem presentes para todos os gostos e bolsos neste Natal

Buddy Guy: ‘Sou o último velho tocando blues’