Comissão de turismo de MS se reune para traçar diagnósticos de 2025 e planejar ações para 2026

A Comissão Permanente de Planejamento do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul (CET-MS) se reuniu na tarde desta quinta-feira (04) para realizar um panorama de sua atuação em 2025 e definir as próximas etapas do trabalho de monitoramento e atualização do Mapa Estratégico do Turismo do Estado.

Entre as ações já realizadas pela comissão, destaca-se o diagnóstico sobre o eixo Melhoria da Oferta Turística, que avaliou o nível de execução das ações pelos municípios sul-mato-grossenses. A pesquisa contou com a participação de mais de 40 municípios, cujos resultados foram apresentados na última reunião ordinária do CET, realizada em 24 de novembro de 2025.

Segundo o presidente da Comissão de Planejamento, Erick Pusch Wilke, representante da UFMS no Conselho, o trabalho realizado tem papel decisivo no aperfeiçoamento das políticas públicas de turismo. Para ele, “esse trabalho demonstra o compromisso do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul com o desenvolvimento dinâmico do turismo, considerando a necessidade de aprimoramentos e ajustes nos objetivos e metas definidas em 2023”.

Erick destacou também que a etapa atual é fundamental para a construção de um diagnóstico preciso e representativo: “Estamos em fase de diagnóstico, reunindo informações de todas as regiões turísticas para identificar tanto as metas já alcançadas quanto aquelas que ainda demandam maior atenção e investimento”.

Apresentação Ações – Eixo 1 (1)Baixar

A próxima ação da comissão será a aplicação do mesmo diagnóstico junto às entidades e organizações da sociedade civil que compõem o CET-MS. A coleta dessas informações permitirá uma análise ampliada do eixo Melhoria da Oferta Turística, incorporando diferentes perspectivas do setor. Após a tabulação dos dados, a comissão avançará para os próximos dois eixos prioritários do Mapa Estratégico: Fortalecimento da Promoção e Comercialização e Fortalecimento da Governança do Destino.

Erick reforçou a importância da participação ativa das regiões turísticas e das entidades que compõem o Conselho. “A comissão conta com o apoio das IGRs e demais membros do CET-MS, uma vez que as informações coletadas darão subsídio para a atualização do Mapa Estratégico do Turismo de MS em uma visão que abrange todo o estado até 2030”.

A Comissão Permanente de Planejamento é formada por representantes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), UEMS, UFMS e Visit Pantanal.

Fonte: Comunicação Governo MS

Related posts

Se não vai para lugar de praia, escolha passeios de ecoturismo

Cantata da ASL reúne oito corais em celebração natalina no dia 12 em Campo Grande

Ciclone extratropical no Sul do país propiciará mais chuva e ventos intensos em MS