O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o aviso de perigo para tempestades em grande parte de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (7). A previsão indica chuva forte acompanhada de ventos de 100 km/h e queda de granizo.
Essa frente fria está associada à formação de um ciclone extratropical, que, embora atue com maior intensidade sobre os estados do Sul do Brasil, exerce influência indireta sobre as condições meteorológicas em Mato Grosso do Sul.
O aviso laranja segue válido das 10h desta sexta às 18h de sábado (8). Sendo assim, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou 100 milímetros ao dia, com ventos entre 60 e 100 km/h. A condição favorece o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Enquanto a maior parte do Estado está sob aviso de chuvas, as cidades de Alcinópolis, Cassilândia, Costa Rica, Coxim, Pedro Gomes e Sonora não devem registrar tempestade.
Mudança do tempo
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há maior probabilidade de mudança no tempo entre a tarde e a noite desta sexta, com o avanço de uma nova frente fria, especialmente nas regiões sul e sudoeste do Estado, onde há risco de chuvas intensas, acompanhadas de descargas elétricas atmosféricas e rajadas de vento.
Logo, a condição favorece a ocorrência de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, além do declínio nas temperaturas. São esperados acumulados significativos de precipitação, com volumes acima de 30 a 40 milímetros em 24 horas, principalmente na metade leste do Estado.
Ao longo do sábado (8), com o avanço do sistema frontal, deve-se registrar temperaturas mínimas invertidas. A região sul pode registrar mínimas de 13°C, quando Campo Grande deve amanhecer com mínima de 17°C.
Confira a lista de cidades no alerta:
- Água Clara;
- Amambai;
- Anastácio;
- Anaurilândia;
- Angélica;
- Antônio João;
- Aparecida do Taboado;
- Aquidauana;
- Aral Moreira;
- Bandeirantes;
- Bataguassu;
- Batayporã;
- Bela Vista;
- Bodoquena;
- Bonito;
- Brasilândia;
- Caarapó;
- Camapuã;
- Campo Grande;
- Caracol;
- Chapadão do Sul;
- Coronel Sapucaia;
- Corguinho;
- Corumbá;
- Deodápolis;
- Dois Irmãos do Buriti;
- Douradina;
- Dourados;
- Eldorado;
- Fátima do Sul;
- Figueirão;
- Glória de Dourados;
- Guia Lopes da Laguna;
- Iguatemi;
- Inocência;
- Itaporã;
- Itaquiraí;
- Ivinhema;
- Japorã;
- Jardim;
- Jaraguari;
- Jateí;
- Juti;
- Ladário;
- Laguna Carapã;
- Maracaju;
- Miranda;
- Mundo Novo;
- Naviraí;
- Nioaque;
- Nova Alvorada do Sul;
- Nova Andradina;
- Novo Horizonte do Sul;
- Paraíso das Águas;
- Paranaíba;
- Paranhos;
- Ponta Porã;
- Porto Murtinho;
- Ribas do Rio Pardo;
- Rio Brilhante;
- Rio Negro;
- Rio Verde de Mato Grosso;
- Rochedo;
- Santa Rita do Pardo;
- São Gabriel do Oeste;
- Selvíria;
- Sete Quedas;
- Sidrolândia;
- Tacuru;
- Taquarussu;
- Terenos;
- Três Lagoas;
- Vicentina.
Fonte:MM