Chuva leva parte de estrada que deveria ter sido entregue em maio

A Estrada do Firme, via rural que ainda está em implantação em Porto Murtinho e liga diversas propriedades à MS-458, cedeu após a chuva intensa dos últimos dias e abriu um buraco que interrompeu o acesso na região. O trecho, que também encurta o caminho para quem segue sentido Bonito, desmoronou entre duas pontes utilizadas diariamente por produtores rurais. A obra, que cedeu antes da inauguração, tinha previsão de entrega entre abril e maio de 2024, mas segue em execução.

No vídeo enviado ao Campo Grande News, um morador mostra o ponto em que a pista cedeu e alerta motoristas. “Pessoal, estou avisando que cortou a estrada nova, essa que liga as propriedades rurais ao Firme e segue até a região do Sete Lodo. Ela sai da Quatermão e passa entre duas pontes, a do Rio Tereré e a ponte do Sete Lodo. Foi bem aqui que cedeu. Quem estiver vindo de Porto Murtinho para o Firme ou Sete Lodo, não venha, porque não passa. Arrancou tudo aqui, tem que dar a volta pela Sete Praça”, relatou.

A obra da Estrada do Firme é contratada pelo Governo do Estado, com investimento previsto de R$ 30,2 milhões para implantação de revestimento primário no trecho entre Porto Murtinho e a MS-458. Segundo a placa instalada no local, os trabalhos começaram em 20 de janeiro de 2023, com prazo de 450 dias. Pelo cronograma, a entrega deveria ter ocorrido entre abril e maio de 2024, mas a obra segue em execução.

O prefeito Nelson Cintra Ribeiro (PSDB) afirmou que a região recebeu mais de 100 milímetros de chuva na última semana e que o rompimento ocorreu justamente porque a estrada ainda está em implantação. “É uma estrada em construção pelo governo, mas teve uma chuva muito grande. Ela está em implantação. É uma região com pouco trânsito e eu pedi para fazer essa estrada. Ela cortou nos últimos dois dias e estávamos esperando a chuva passar”, disse.

Ele acrescentou que a empresa responsável pela obra, a BTG (Banco BTG Pactual), já está no local, mas só poderá retomar o serviço quando o nível da água baixar. “Já tem um ano que começou. Ela dá acesso a várias propriedades rurais e encurta o caminho para ir para Bonito. Vai ter que deixar baixar a água para fazer uma ponte, porque choveu muito”, completou.

A recuperação do trecho deve começar assim que houver condições seguras de intervenção.

Fonte:Campo Grande News

Related posts

Bonito 21K promete disputa entre tetracampeão da prova e campeão do Pan

Economia de MS deve crescer quatro vezes mais que a do País

Passageiros são retirados de avião após incêndio em equipamento no Aeroporto de SP