Bacuri Cozinha Regional, em Bonito, adota gestão de resíduos e pode ser o primeiro do estado com a certificação Lixo Zero

O Bacuri Cozinha Regional, em Bonito alcançou a marca de 93% de reaproveitamento dos resíduos gerados em seu funcionamento diário. O índice aproxima o restaurante da certificação Lixo Zero, que exige o mínimo de 90% de destinação correta de resíduos, segundo os critérios da Zero Waste International Alliance (ZWIA).

A mudança na gestão ambiental começou no início deste ano, após uma parceria firmada com a consultoria especializada Ciclo Azul, credenciada pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Com apoio técnico, o restaurante passou a separar e encaminhar corretamente materiais recicláveis, orgânicos e reutilizáveis, reduzindo o volume de descarte em aterros.

Com as práticas implementadas, o Bacuri passou a encaminhar quase todos os resíduos para reciclagem, compostagem ou reutilização. A expectativa agora é concluir os trâmites para a certificação oficial, tornando-se o primeiro restaurante de Mato Grosso do Sul com o selo Lixo Zero.

O restaurante também é reconhecido pela valorização da culinária regional, com pratos que reinterpretam receitas típicas do estado. Comandado pelo chef Sylvio Trujillo, o Bacuri utiliza ingredientes locais e aposta em uma proposta autoral. Em dois anos de funcionamento, já conquistou o selo Travellers’ Choice do Tripadvisor, entrando no grupo dos 10% mais bem avaliados do mundo na plataforma.

Fonte: ACrítica

Related posts

Para brasileiros, prosperidade vai além do dinheiro, aponta estudo Sicredi/Datafolha

Montado em uma mula, com outra de reserva, saindo dos EUA em direção ao Brasil, engenheiro brasileiro quer atravessar as Américas em uma expedição de cerca de 10 mil km com duração de 2 anos

Para brasileiros, prosperidade vai além do dinheiro, aponta estudo Sicredi/Datafolha