sexta-feira, 5 dezembro, 2025 07:03
Home CidadeAs explosões e o ecossistema de Bonito

As explosões e o ecossistema de Bonito

de @bonitonet
0 comentários

As megaexplosões ocorridas no município de Bonito mais se assemelharam a um terremoto, pois suas vibrações foram sentidas pelos sismógrafos da USP, em São Paulo, e também em Brasília. Suas magnitudes foram brutais, o que nos leva a acreditar que a quantidade de explosivos utilizados nessas operações devem ter sido muito superiores ao permitido pela legislação e também pelo documento da concessão.

Para melhor compreensão do leitor, é bom esclarecer em termos simples o que é um ecossistema. Trata-se de um sistema natural formado pela interação entre os seres vivos (plantas, animais, microrganismos) e seu ambiente físico (ar, água, solo, luz solar). É um conjunto em que cada elemento desempenha um papel importante, criando um equilíbrio dinâmico, que permite a sobrevivência e evolução das espécies.

Eis um tema que merece atenção, especial por parte de nossas autoridades municipais e estaduais do meio ambiente, vamos incluir, também, as autoridades federais. Eis que a empresa concessionária deve seguir os termos da concessão com muita responsabilidade e segurança ao meio ambiente, notadamente no município de Bonito (MS), hoje, uma referência nacional e internacional do turismo ecológico, e que deve merecer proteção especial pelos órgãos fiscalizadores.

Sem nenhum exagero, trata-se de uma questão que bem merece ser apreciada por uma CPI pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que teria como foco principal levantar item por item das ações que resultaram nessas explosões, os seus executores, a quantidade de artefatos utilizados, a habilitação dos técnicos responsáveis e, principalmente, fazer um levantamento sobre o número de fiscalização efetuada na empresa concessionária. Nada melhor do que a Assembleia Legislativa para obter os recursos necessários para tal.

Explosões dessa magnitude podem, sim, interferir em todos os itens que formam esse verdadeiro paraíso do município de Bonito, a começar por suas grutas, que levaram centenas de anos para a formação de suas estalactites, o canal dos rios de águas cristalinas, a ictiologia, a vida animal e vegetal. Esses levantamentos necessários somente uma CPI tem condições de levantar, pois as reflexões dessas explosões no ecossistema podem levar algum tempo, mas podem ocorrer sim.

São medidas urgentes e necessárias à preservação de todo esse maravilhoso e soberbo ecossistema, que proporciona ao município de Bonito, a toda classe produtora e à população uma economia autossustentável, com melhoria da qualidade de vida de sua população. Município e estado devem se unir para essa tão importante missão.

Fonte: Correio do Estado

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00