A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo. A autorização ocorre após o Instituto Butantan assinar, nesta quarta-feira (26), o termo de compromisso que antecede a etapa final de liberação, cuja publicação no Diário Oficial deve ocorrer nos próximos dias.
Em Mato Grosso do Sul este ano já foram registrados 18 mortes e 8.319 casos confirmados da doença, o que deve aumentar bem com a chegada do verão.
A expectativa do governo é iniciar a aplicação do imunizante em 2026 pelo SUS, dentro do Programa Nacional de Imunizações. A vacina será oferecida a pessoas de 2 a 59 anos.
Desenvolvida em parceria entre o Ministério da Saúde, o Butantan e o laboratório chinês WuXi Biologics, a vacina já tinha sua fábrica certificada pela Anvisa. A produção começou no início de 2025, e o instituto prevê capacidade para 60 milhões de doses por ano, com possibilidade de ampliação conforme a demanda.
Os estudos clínicos indicam 79,6% de eficácia contra casos sintomáticos e 89% contra formas graves. Por ser tetravalente, a Butantan-DV protege contra os quatro sorotipos do vírus.
No SUS, a única vacina disponível atualmente é a Qdenga, da farmacêutica Takeda. Ela é aplicada em duas doses e recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de internações por dengue.
A aprovação ocorre após um ano com números recordes. Em 2024, o Brasil registrou mais de 5,9 milhões de casos e 6.297 mortes pela doença, de acordo com o Ministério da Saúde.
Fonte:Campo Grande News