Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, foi escolhido como “Pessoa do Ano” de 2024 pela revista Time, nesta quinta-feira (12). Segundo a publicação norte-americana, o republicano fez nesse ano “uma impressionante retomada política”. Após ser réu em um tribunal de Nova York por receber uma condenação criminal, em maio deste ano, ele voltou ao cargo mais poderoso do mundo ao vencer as eleições americanas contra a democrata Kamala Harris, em novembro. Donald Trump assume a posse em 20 de janeiro de 2025.
Esta foi a segunda vez em que Trump foi escolhido como pessoa do ano pela revista, que também ocorreu em 2016, quando coincidentemente foi eleito presidente dos Estados Unidos pela primeira vez. Em 2024, o presidente venceu concorrentes como o bilionário Elon Musk, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e a própria Kamala Harris.
Sam Jacobs, editor-chefe da Time, afirmou que Trump foi “para o bem ou para o mal, quem teve a maior influência nas notícias em 2024”.
“Trata-se de alguém que realizou um retorno histórico, que remodelou a presidência americana e está reorganizando a política dos Estados Unidos. É difícil contestar o fato de que a pessoa que está prestes a ocupar o Salão Oval é a mais influente no noticiário”, disse Jacobs, durante programa Today da rede NBC.
Texto: Gustavo Henn
*Com informações do g1