Na madrugada do próximo dia 18 de novembro, segunda-feira, os céus do Brasil estarão prontos para um espetáculo celeste: a famosa chuva de meteoros Leônidas, que ocorre anualmente em novembro. Com previsão de um pico de 15 meteoros por hora, a observação máxima da chuva está prevista para horários específicos nas diferentes regiões do país:
Regiões Norte e Nordeste: a partir das 1h30;
Regiões Sudeste e Centro-Oeste: a partir das 3h;
Região Sul: a partir das 3h30.
Os meteoros Leônidas têm um ponto de origem (radiante) na constelação de Leão. Com velocidade média de 70 km/s, a chuva é classificada como Classe I e apresenta magnitude prevista de 2.5, o que proporciona boa visibilidade a olho nu em regiões de média e baixa poluição luminosa.
Contudo, a presença da Lua pode atrapalhar um pouco a visibilidade, reduzindo a nitidez dos meteoros no céu. Ainda assim, o software de simulação astronômica Stellarium indica que a taxa de meteoros poderá variar entre 5 e 20 meteoros por hora, uma variação natural conforme as condições atmosféricas e a localização do observador. A observação de qualquer chuva de meteoros deve ser feita a olho nu, ou seja, dispensa o uso de telescópios ou binóculos.
A chuva de meteoros Leônidas é conhecida por ocasionais tempestades de meteoros a cada 33 anos, mas em 2024 o evento promete uma exibição tranquila e constante. Para quem deseja aproveitar a ocasião, recomenda-se buscar locais longe das luzes da cidade e observar com atenção a região do radiante na constelação de Leão.
Para mais detalhes, veja a live no canal do Youtube do Urânia Planetário, que ficará gravada, com o astrônomo e professor Marcos Calil e acompanhe todas as novidades que estão acontecendo no mundo da astronomia: https://www.youtube.com/@uraniaplanetario
Fonte: UraniaPlanetário