O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) destinou emenda de R$ 3 milhões para a Federação de Tiro de Mato Grosso do Sul para investimentos nos Clubes de Tiro e também para a realização do Campeonato Estadual de Tiro.
Pollon destaca a importância do investimento. “Apesar do tiro desportivo ter sido a primeira medalha olímpica do Brasil. Nunca houve investimentos nessa área aqui no Estado. Estamos dando o respeito que o esporte merece. A divulgação desse esporte fomenta uma sociedade mais justa e com pessoas ordeiras que respeitam a lei”, explicou.
A emenda de R$ 3 milhões foi paga ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, repassar os recursos através de convênio com a Federação de Tiro de Mato Grosso do Sul para realização de ações conforme o plano de trabalho, que prevê investimento nos 61 clubes de tiro que compõe a federação, com aquisição de 26 (vinte e seis) kits de playground, 13 (treze) kits de silhueta metálica, 07 (sete) kits de Plates e Poppers 05 (cinco) kits de steel chalenge 10 (dez) sistemas móveis anti-ricochete.
Também será realizado o Campeonato Estadual de Tiro, promovido pela Federação de Tiro do Estado de Mato Grosso do Sul, que será realizado entre dezembro de 2025 e novembro de 2026. A competição ocorrerá ao longo do ano em 24 etapas, com a participação de aproximadamente 2.400 atletas vinculados a 61 clubes e associações filiadas à federação.
O evento tem caráter essencialmente social, buscando promover integração comunitária e impacto positivo nas regiões onde será realizado. Cada atleta inscrito contribuirá com 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições de caridade dos próprios municípios que sediarão as etapas estaduais, fortalecendo a solidariedade local. Além das atividades esportivas, o evento contará com palestras e encontros voltados à defesa da mulher, ampliando o debate sobre igualdade, proteção e garantia de direitos.
Outro eixo fundamental é a circulação de informações e o diálogo com instituições similares de outros países, organizações governamentais e não governamentais, fomentando esforços multilaterais de cooperação voltados ao desenvolvimento do cidadão. Para garantir eficiência e continuidade, a entidade se dedica a criar, organizar e manter os departamentos necessários ao seu pleno funcionamento.
O evento também reafirma seu compromisso com o amparo e o incentivo à busca pelos direitos da mulher, promovendo atividades igualitárias e ações educativas. Além disso, apoia a inclusão social ao fornecer oportunidades de mão de obra para pessoas com necessidades especiais, contribuindo para sua habilitação, reabilitação e integração comunitária.
Por fim, integra-se ao propósito de promover um evento de caráter social, esportivo e cultural por meio da Federação de Tiro do Estado de Mato Grosso do Sul, atuando sempre em conformidade com os parâmetros estabelecidos pela Lei nº 14.597/2023 (Lei Geral do Esporte).