sexta-feira, 5 dezembro, 2025 04:19
Home MancheteLideranças de MS assinam pacto de cooperação para promover desenvolvimento com base na Rota Bioceânica

Lideranças de MS assinam pacto de cooperação para promover desenvolvimento com base na Rota Bioceânica

de Redação Bonitonet
0 comentários

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da região Oeste por meio das oportunidades geradas pela Rota Bioceânica, o Bioceânica Experience reuniu, nessa quinta-feira (27), lideranças de diversos municípios de Mato Grosso do Sul para discutir ações integradas em áreas como inovação, turismo e economia criativa. A iniciativa integra o Ecossistema Local de Inovação de Jardim e Guia Lopes da Laguna e foi organizada pelo Sebrae/MS, Prefeitura de Jardim, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Um dos principais momentos do evento foi o Leaders Lounge, espaço que centralizou o debate entre representantes de instituições privadas, poder público e da academia. A iniciativa foi marcada pela assinatura do Pacto de Desenvolvimento Regional, que simbolizou o compromisso das lideranças da Região Oeste de Mato Grosso do Sul em uma atuação conjunta para promover o crescimento econômico dos municípios a partir das oportunidades geradas pela Rota Bioceânica.

O documento foi assinado por representantes dos municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Movimenta, Governo do Estado e Sebrae/MS. Segundo o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, a união de esforços é necessária, pois o corredor bioceânico exige organização territorial e investimentos em áreas como infraestrutura, tecnologia e conectividade.

“É fundamental que os municípios se preparem para aproveitar o potencial de desenvolvimento que a Rota Bioceânica trará para Mato Grosso do Sul e para o Centro-Oeste. A rota será a saída de produtos do Estado e porta de entrada para os mercados do Chile, Argentina e Paraguai. Atualmente, mais de 45% das exportações de MS têm como destino o Chile, por exemplo, e isso deve aumentar. Então, esse cenário evidencia a relevância e a necessidade de discutirmos a Rota Bioceânica”, afirmou o vice-governador.

Bioceânica Experience reuniu lideranças para dialogar sobre oportunidades de desenvolvimento a partir da Rota Bioceânica

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a instituição desenvolve um trabalho alinhado às potencialidades de cada município e, nesse contexto, o pertencimento ao Corredor Bioceânico se torna um fator estratégico. “O Sebrae leva capacitação aos empreendedores, estimula as lideranças locais a identificarem a vocação econômica do município e atua junto aos parceiros para gerar oportunidades de crescimento. São ações integradas, nas quais nosso objetivo é melhorar o ambiente de negócios, construindo pontes entre territórios e pessoas. A Rota Bioceânica representa uma oportunidade histórica de pensar o desenvolvimento com base na cooperação, na valorização local e na inclusão dos pequenos negócios nesse processo”, destacou.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Movimenta, Romel Cuellar Mercado Junior, pontuou a relevância do comprometimento dos municípios. Criada a partir do programa Líder, executado pelo Sebrae/MS na Região Oeste em 2019, a Movimenta desempenha um papel de articulação entre as lideranças de cada cidade. “Temos que pensar de forma conjunta e não isolada. O maior papel da agência hoje é fazer conexões entre os atores envolvidos na Rota Bioceânica. Buscamos plataformas que auxiliem os gestores, especialmente com inteligência artificial, para aumentar a produtividade das cidades. O futuro passa pela capacidade de agir em rede”, afirmou Romel.

Representando os municípios, o anfitrião do evento, prefeito de Jardim, Juliano Miranda, conhecido como Guga, enfatizou o papel relevante das lideranças municipais no processo de desenvolvimento. “A integração regional é essencial para que possamos aproveitar o que a Rota Bioceânica pode proporcionar. Eventos como esse nos aproximam e nos alinham”, pontuou.

Painel “Integração Continental: Desafios e Oportunidades da Rota Bioceânica de Capricórnio” foi mediado pelo diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça

Diálogos e troca de conhecimento

Para fomentar a troca de conhecimentos e estimular diálogos sobre o novo contexto trazido pelo corredor bioceânico, o Leaders Lounge promoveu painéis com especialistas convidados. Um dos temas abordados foi “Integração Continental: Desafios e Oportunidades da Rota Bioceânica de Capricórnio”, mediado pelo diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça. O painel contou com a participação da subsecretária de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, Sandra Amaral, e do técnico de Planejamento do Ipea, Pedro Silva Barros.

Na data, os integrantes discutiram os impactos e perspectivas do novo corredor logístico, trazendo assuntos como cooperação federativa, planejamento integrado e o papel dos territórios no aproveitamento das oportunidades logísticas e econômicas que a rota oferece.

Outro painel realizado durante o evento teve como tema central “Construindo Territórios Inovadores: A nova geografia do desenvolvimento regional”, com a participação do gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, que falou sobre o papel dos pequenos negócios na construção de cadeias sustentáveis e inovadoras. O debate contou também com a presença do prefeito de Carmo do Cajuru (MG), Edson Vilela, e do secretário de Desenvolvimento e integrante da Agência Novo Oeste, e Igor Silva Cardoso, que trouxeram exemplos práticos da realidade mineira.

“Nosso trabalho é fomentar um ambiente onde o pequeno negócio esteja inserido na nova economia que se desenha com a Rota Bioceânica. Neste painel, trouxemos dois eixos: um voltado à inovação e outro ao desenvolvimento territorial, com cases de Minas Gerais que mostram, na prática, como atuam as agências de desenvolvimento e os consórcios. Essa troca nos permite imaginar como adaptar essas experiências à nossa realidade regional”, destacou o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS.

Além de painéis, o Bioceânica Experience promoveu uma programação diversificada, composta por uma Maratona de Inovação e palestras sobre turismo, cultura, educação e empreendedorismo. Mais informações sobre as ações relacionadas à Rota Bioceânica apoiadas pelo Sebrae/MS e parceiros acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00