domingo, 7 dezembro, 2025 08:14
Home MancheteFamoso por caminhadas atrás de onças, ‘Jaguarman’ morre após infarto fulminante no Pantanal

Famoso por caminhadas atrás de onças, ‘Jaguarman’ morre após infarto fulminante no Pantanal

de Redação Bonitonet
0 comentários

A carreira de sucesso enquanto chef de cozinha rendeu prêmios e viagens, mas foi voltando às origens, no Pantanal sul-mato-grossense, que Elias Tanus, de 49 anos, se encontrou. E foi justamente revisitando o bioma e relembrando o primeiro momento em que viu uma onça-pintada, aos 5 anos de idade na época, que decidiu permanecer por lá. Da cozinha para o mato, Elias se tornou o ‘jaguarman’, levando milhares de turistas e arriscando no inglês para relatar a belíssima natureza que nos rodeia. Nesta segunda-feira (3), infelizmente, sua voz silenciou.

Elias trabalhava atualmente na Pousada Santa Clara, porém tinha experiência em diversos locais turísticos da região. Além das cavalgadas, lida no campo e experiência em avistamentos de animais selvagens, Elias também fazia caminhadas noturnas e matinais na Estrada Parque. Vez ou outra, fazia o público delirar ao ver uma onça-pintada, repetindo sempre o recado: “Mantenha distância segura”.

“O Elias — ou, para muitos, o Jaguarman — era um amante da natureza, dos animais… Não me lembro ao certo de como nossa amizade começou, mas sei que, desde então, sempre tive a presença desse cara alegre… De bem com a vida… Sempre com bom dia alegre, ou mensagens que só motivam quem o rodeava”, afirmou a amiga Thais Guenka, de 38 anos.

Elias mostrando pegada da onça. (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com Thais, Elias tem um irmão gêmeo, e ambos estavam planejando fazer uma grande festa, para comemorar os 50 anos de idade. “Infelizmente, ele se foi. Nunca vi o Elias reclamar de nada, ele tinha uma espiritualidade além do comum! Se foi no lugar que mais gostava, fazendo que gostava: cuidando da natureza”, relatou.

Colega de trabalho na pousada, Flávia Claro Barbosa, de 44 anos, falou sobre a fatalidade. “É uma perda imensurável. Nós éramos muito amigos. Estou arrasada, triste demais. Eu o conheci em 2019, trabalhamos juntos na São João e tivemos um namorico de fazenda. Depois, fui para outros lugares aqui no Pantanal, e continuamos amigos”, comentou Flávia.

De acordo com Flávia, Elias foi vítima de um infarto fulminante. O corpo dele foi retirado nesta manhã (4) e enviado para perícia em Corumbá.

Em junho deste ano, Elias recebeu a equipe do Midiamax, que esteve alguns dias no Pantanal para gravar uma série. Na ocasião, Elias acompanhou a equipe em um safári e ressaltou, mais uma vez, o seu amor pelo bioma e pela onça-pintada.

Confira a reportagem especial:

Fonte:MM

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00