segunda-feira, 8 dezembro, 2025 02:25
Home AgronegócioMato Grosso do Sul inclui seis novos produtos agrícolas na lista de isenção do ICMS

Mato Grosso do Sul inclui seis novos produtos agrícolas na lista de isenção do ICMS

de Redação Bonitonet
0 comentários

O governo de Mato Grosso do Sul publicou decreto que amplia a lista de produtos agrícolas livres do recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas operações internas, ou seja, do produtor para o comercializador.

Com a medida, passam a integrar a lista de isentos os seguintes produtos: carinata, chia, gergelim, grão-de-bico, lentilha e linhaça. O imposto será cobrado somente no momento da saída desses produtos após sua industrialização ou beneficiamento, conforme o novo artigo 9º-A do Anexo II do Regulamento do ICMS.

A iniciativa busca incentivar a diversificação da produção agrícola no Estado, atualmente focada em culturas como soja, milho safrinha, sorgo e milheto. “Mato Grosso do Sul planta 4,5 milhões de hectares de soja na primavera/verão. Depois da colheita, metade dessa área é ocupada pelo milho safrinha e outras culturas, mas ainda temos cerca de 2 milhões de hectares disponíveis para outras culturas no inverno. Com esse decreto, o governo estimula os produtores a buscar alternativas mais rentáveis”, explicou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta.

A postergação do pagamento do ICMS, que já beneficia praticamente todos os produtos agrícolas cultivados no Estado, libera o produtor do recolhimento do imposto até que a mercadoria seja industrializada e vendida ao consumidor final.

A inclusão dos seis novos produtos na lista atende a uma demanda dos agricultores representados pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja). Entre eles, a carinata merece destaque: já cultivada em cerca de 10 mil hectares, é uma oleaginosa da família das mostardas utilizada na produção de SAF (Combustível de Aviação Sustentável).

Segundo a Pantanal Agro, empresa que comercializa carinata no Estado, a cultura pode render 1.200 quilos por hectare, com preço médio de até R$ 120 por saca. Além do potencial econômico, a carinata oferece benefícios ambientais, protegendo o solo durante o período de entressafras, prevenindo erosões e aumentando a fertilidade ao acumular matéria orgânica.

Fonte:EFMS

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00